Serviços

Todos os campi

Serviço de Segurança e Higiene do Trabalho informa sobre uso de máscaras faciais

17/03/2020

O Serviço de Segurança e Higiene do Trabalho da UFV (SSH) está seguindo orientações do Protocolo de Tratamento do Novo Coronavírus, do Ministério da Saúde, e da nota publicada pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS) sobre quem deve usar máscaras faciais diante surto da Covid-19. Diante disso, o SSH salienta que, em hipótese alguma, serão fornecidas máscaras para servidores da UFV que não sejam da área da saúde.

De acordo com a nota da Opas, uma série de pesquisas científicas demonstrou que o uso de máscaras faciais durante surtos de doenças virais, como a Covid-19, só demonstrou ser eficaz para proteger os profissionais de saúde e reduzir o risco de pacientes doentes espalharem a doença. Por isso, é recomendado o uso de máscaras faciais apenas para:

• Pessoas que apresentam sintomas respiratórios, como tosse, espirros ou dificuldade em respirar, mesmo quando procuram atendimento médico, para proteger as pessoas ao seu redor.

• Pessoas (incluindo familiares) que prestam atendimento a pessoas com sintomas respiratórios.

• Profissionais de saúde, quando entram em uma sala com pacientes ou quando tratam um indivíduo com sintomas respiratórios e de acordo com o tipo de atendimento que será prestado.

Em nenhuma dessas circunstâncias, o uso somente de uma máscara facial garante a proteção contra infecções e deve ser combinado com outras medidas de proteção pessoal, como higienizar as mãos, manter distância de pessoas com sintomas e praticar a etiqueta respiratória ao tossir ou espirrar. A nota pode ser conferida na íntegra no site da Opas.

Divulgação Institucional - campus Viçosa