Institucional
Todos os campi
03/02/2020
O campus formou 96 novos profissionais
Vestir a beca, aproveitar os últimos momentos como estudante com os colegas, receber o diploma profissional e o capelo sob a atenção de centenas de familiares e amigos... Na última sexta-feira (31 de janeiro), 96 formandos da UFV-Rio Paranaíba transbordaram estas e outras emoções durante a colação de grau. Uma mistura de “viver uma retrospectiva”, como disse a então estudante de Engenharia de Produção Camilla Ventura, com “agora é que tudo começa”, de acordo com o formado em Agronomia Rafael Silva. “Possivelmente, o dia mais importante da vida de vocês”, afirmou a paraninfa e vice-reitora da Universidade, Rejane Nascentes. Um momento em que o passado e as perspectivas do futuro estiveram lado a lado, segundo ela, marcando o encerramento e o início de diferentes ciclos da vida.
Na UFV-Rio Paranaíba, as emoções ainda são dobradas, já que o campus realiza duas sessões solenes de colação de grau em um mesmo dia. Às 17h30, foi realizada a cerimônia dos cursos de Administração, Agronomia, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis e Nutrição. Às 20h30, dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Química e Sistemas de Informação. Todas aconteceram no Salão Verde da cidade.
Foram tantas vivências acadêmicas e pessoais durante a graduação, que nem dois discursos de representantes da turma de formandos pareceram resumir. Mas a oradora Sheila Crispim, do curso de Administração, afirmou: “esses anos que se passaram foram cercados de muita experiência e de um grande crescimento”. Concordando com ela, Pedro Luiz de Avelar Neto, da Engenharia Civil, que também ficou com a difícil tarefa de orador, disse ser uma honra graduar em uma das melhores universidades do país e fazer parte da história de sucesso do campus de Rio Paranaíba.
Sucesso mesmo, pois muitos dos formandos do dia já estavam com empregos garantidos. Camilla Ventura, que é de São Gotardo (MG), cidade próxima a Rio Paranaíba, mudará para São Paulo (SP), onde atuará na área da Engenharia de Produção. A conquista veio depois de um período de estágio e Camilla confirmou que a excelência da Universidade fez a diferença na conquista. Samuel Dutra Júnior, da Engenharia Civil, também saiu da UFV-Rio Paranaíba para trabalhar em Uberlândia (MG): “no mercado de trabalho, a UFV é referência. O currículo abre portas”.
Os oradores ainda agradeceram às diversas pessoas que, de alguma maneira, os apoiaram. E deram espaço para as homenagens especiais aos pais e responsáveis pelos formandos. “Como explicar esse diploma não ter o nome de vocês?”, questionou Fabiana Santana (Administração), ao lado dos pais Rafael Eustáquio e Madalena Maria Santana. Para ela, as dificuldades jamais seriam vencidas sem “a mão estendida e paciência” deles. Marco Túlio Vicente (Engenharia de Produção) se divertiu lembrando, ao lado dos pais Adolfo José e Elma Vicente, os pensamentos que acompanharam a aprovação no Enem: “para nós: ‘como será que as pessoas vão nos receber? Como serão as festas?’. Para vocês: ‘meu Deus do céu, como esse menino vai se virar? Ele não sabe passar uma roupa!’”. Depois da trajetória acadêmica traçada, Marco Túlio concluiu: “foi com vocês, pra vocês e por vocês”.
A escolha da paraninfa também foi uma maneira de agradecer e homenagear a vice-reitora Rejane, que esteve com os formandos durante a graduação, quando atuou como diretora-geral do campus. Independentemente dos caminhos que escolherem, dos desafios que encontrarem, a paraninfa assegurou que os novos profissionais estão preparados, pois se formaram em uma das melhores universidades federais do país. Como madrinha, desejou que eles sigam sempre com fé: na humanidade, em um mundo melhor e na solidariedade, por exemplo. Ela falou sobre a confiança de trabalhar com seriedade, fazer o melhor possível em cada dia e fazer a diferença para seguir adiante. “Andar com fé eu vou, que a fé não costuma faiá”, destacou da música do cantor Gilberto Gil.
Mais homenagens
As sessões solenes tiveram vários momentos importantes e especiais, como os do juramento, conduzidos pelas formandas Fernanda Maria Inácio (Agronomia) e Izabel Cristina Pessoa (Química). Alguns servidores da UFV-Rio Paranaíba foram homenageados e os estudantes que obtiveram ótimos desempenhos durante a graduação receberam medalhas Presidente Bernardes. A de ouro foi para Daiane da Silva Lima, das Ciências Contábeis. Já as de prata foram para Ana Eugênia Arantes (Administração); Ana Luiza de Castro (Engenharia Civil); Bianca de Lima (Ciências Contábeis); Gabriel Ferreira (Sistemas de Informação) e Letícia Gomes (Ciências Biológicas).
Da plateia, todos correspondiam os sorrisos, choros e acenos dos formandos. Maria Sueli Vieira, de Betim (MG), se formou em Educação Física na UFV-Viçosa na década de 1980 e estava orgulhosa do filho Matheus Vieira, que se formou em Sistemas de Informação e também já está empregado. “Tudo o que eu tenho, devo à UFV. Eu sei que o caminho dele vai ser tranquilo como o meu foi”, disse.
O diretor-geral da UFV-Rio Paranaíba, Renato Adriane Alves Ruas, agradeceu aos formandos pelas experiências trocadas: “quando convivemos, vocês aprendem e nós aprendemos”. Ele ressaltou que, agora, os novos profissionais levarão a “marca importante e significativa” da UFV com eles e desejou que todos saibam aproveitar as oportunidades e usar suas qualidades para traçar objetivos e construir vidas de sucesso e felicidade. “E esta história não termina aqui”, destacando que a Universidade continuará à disposição para todos que precisarem dela.
Algumas fotografias das duas cerimônias estão disponíveis neste link.
As mesas oficiais das sessões solenes ainda contaram com a presença de representantes da administração do campus, do prefeito Valdemir Diógenes da Silva e do presidente da Câmara de Rio Paranaíba, o vereador Alexandre José Ribeiro Marques.
Divulgação Institucional
.
Parcerias
UFV fortalece parceria com Parque Estadual da Serra do Brigadeiro
23/07/2025
Institucional
Professor da UFV representa o Brasil em evento internacional na área de Primatologia
23/07/2025
Institucional
Campus Florestal inicia 55ª Semana do Produtor reunindo tradição e inovação
22/07/2025
Falecimento
Susilane Pereira Araújo (1988-2025)
22/07/2025
Professor da UFV representa o Brasil em evento internacional na área de Primatologia
23/07/2025
Campus Florestal inicia 55ª Semana do Produtor reunindo tradição e inovação
22/07/2025
Campus Florestal realiza 55ª Semana do Produtor Rural a partir desta segunda-feira
18/07/2025
Equipe do campus Rio Paranaíba realiza ações no Amazonas por meio do Projeto Rondon
21/07/2025
Programação de formatura dos quatro centros de ciências movimenta campus Viçosa esta semana
21/07/2025