Todos os campi

Campus Florestal sedia primeira reunião institucional do Programa Ciência na Escola

20/11/2019

A reunião aconteceu no prédio dos Laboratórios de Ensino

O campus de Florestal sediou, na última terça-feira (19), a primeira reunião da UFV e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) no âmbito do Programa Ciência na Escola. Em outubro, o governo federal aprovou um projeto da Universidade e do Instituto para aprimorar o ensino de ciências em escolas públicas de educação básica de Minas Gerais e esta primeira reunião teve o objetivo principal de aproximar as duas instituições.

A reunião foi presidida pelo coordenador institucional do programa na UFV, o diretor de Ensino do campus de Florestal, Eduardo França Castro, que apresentou detalhadamente o projeto aprovado, Ciências em Rede: ações e interlocuções entre a educação básica e superior para a democratização das ciências em Minas Gerais, incluindo as parcerias que ele prevê com as superintendências regionais de ensino e as secretarias municipais de educação. Juntos, UFV e IFMG receberão R$ 3 milhões – divididos em parcelas de recursos de bolsas de pesquisa e extensão, custeio e capital – para colaborar com 15 escolas de ensinos Fundamental e Médio entre dezembro de 2019 e 2022.

De acordo com Eduardo, o governo federal iniciará o Programa oficialmente nos dias 2 e 3 de dezembro, em um evento em Brasília (DF). Até lá, a equipe coordenadora da iniciativa na UFV ainda receberá informações e instruções importantes para o desenvolvimento do projeto. Porém, os primeiros passos estão sendo dados: a Universidade disponibilizou recentemente, por exemplo, o site institucional do Ciência na Escola.

Eduardo explicou que, a partir de agora, UFV e IFMG definirão os grupos de atuação do projeto e, por isto, a aproximação das instituições é muito importante. O diretor do campus avançado do Instituto em Arcos, Charles Diniz, inclusive, sugeriu que a Universidade apresente o projeto em todos os campi envolvidos. Outros seis diretores do IFMG participaram da reunião: do campus de Bambuí, Rafael Teixeira; de Ibirité, Oiti José de Paula; de Ponte Nova, Leonardo Barbosa; de Ribeirão das Neves, Giuliano Siniscalchi; de Sabará, Daniel Rocha; e de Santa Luzia, Wemerton Evangelista.

Para o diretor-geral do campus de Florestal, Marco Antônio de Oliveira, a iniciativa mostra que instituições como a UFV e o IFMG podem unir esforços e trabalhar em conjunto em benefício da população. De Florestal, também estiveram presentes o diretor de Extensão e Cultura, Wanderson de Souza, e os professores do Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas Douglas de Mendonça e Leandro dos Santos.

O Programa Ciência na Escola é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, do Ministério da Educação, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Mais informações estão disponíveis em www.ciencianaescola.ufv.br.

Divulgação Institucional - campus Florestal