Tecnologia Social desenvolvida na UFV vence prêmio da Fundação Banco do Brasil

18/10/2019

Fábio Eon (dir.), da Unesco, entregou o prêmio aos professores Demetrius e Fernanda

O curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza da UFV (Licena), do Departamento de Educação, saiu vitorioso da 10a edição do Prêmio de Tecnologias Sociais (TS), promovido pela Fundação Banco do Brasil (FBB). A metodologia Tecnologias Sociais e Formação em Ciências da Natureza de Educadores do Campo, que vem sendo construída coletivamente, desde 2016, por educadores e educandos da Licena, ficou em terceiro lugar na categoria Educação. No total foram 801 inscritos.

O resultado foi divulgado, no último dia 16, em uma cerimônia realizada em Brasília (DF), da qual participaram o reitor Demetrius David da Silva e a professora Fernanda Maria Coutinho de Andrade. Além de troféu e certificado, houve uma premiação em dinheiro, que ajudará na replicação da TS.

A professora Fernanda explica que a Tecnologia Social premiada propõe o estudo interdisciplinar dos conteúdos de Biologia, Química e Física (Ciências da Natureza). Isso ocorre por meio de Tecnologias Sociais da Agroecologia. Os estudantes são estimulados a pesquisar e a escolher uma TS que auxilie na solução de situações-problemas de suas comunidades. Fernanda conta que esta proposta metodológica surgiu, a princípio, como hipótese de projeto de pesquisa em educação, sendo, posteriormente, desenvolvida como ferramenta de ensino-aprendizagem por educadoras e educandos da Licena. Participam do projeto, juntamente com Fernanda, os professores Felipe Bello Simas, Tatiana Pires Barrella e Tommy Flávio Cardoso Wanick Loureiro de Sousa.

Além da cerimônia de premiação, a Fundação Banco do Brasil realizou, no dia 15, o Encontro de TS. O objetivo, segundo Fernanda, foi "contribuir para maior compreensão e propagação da temática na sociedade e nos setores acadêmico e público, como estímulo à construção de uma cultura de sustentabilidade aliada à ética socioambiental". Durante o encontro, houve a apresentação dos finalistas do Prêmio e o lançamento de vídeos - produzidos pela FBB - sobre cada uma das tecnologias sociais. Vale ressaltar que a TS da Licena agora faz parte do Banco de Tecnologias Sociais da FBB.

Para conhecer mais sobre a proposta e assistir ao vídeo, acesse: https://transforma.fbb.org.br. Confira mais informações e imagens da premiação no facebook da Fundação.

A UFV apresentou a tecnologia da Educação do Campo no Encontro de TS