Administração da UFV debate mestrado profissional com professores e representantes de sindicatos

20/09/2019

O reitor Demetrius David da Silva e a vice-reitora Rejane Nascentes receberam, na manhã desta quinta-feira (19), o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Luiz Antônio Abrantes, o diretor do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), Odemir Vieira Baeta, o coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania, do Departamento de História da UFV, Jonas Marçal, e representantes dos sindicatos de servidores técnicos da UFV. Na pauta da conversa, os programas de mestrado profissional com reserva de vagas para os servidores da Universidade. O desejo de todos é que se amplie a oferta desses programas, reconhecidamente uma alternativa importante para a qualificação dos funcionários.

De acordo com o professor Demetrius, o objetivo da administração é criar no futuro um mestrado profissional específico para os servidores da UFV. Enquanto isso não acontece, a reitoria vai estimular novos mestrados profissionais e apoiar ainda mais os que já existem na Universidade. Para isso, considera fundamental, no atual cenário, as parcerias com instituições e departamentos. Essa será, segundo ele, uma política institucional daqui para a frente.

Para o diretor do CCH, esse estímulo é importante, já que, dentre as modalidades de mestrado, o profissional é o que tem mais potencial para que o servidor técnico-administrativo possa problematizar situações do cotidiano e propor soluções e diagnósticos com cientificidade.

O professor Jonas Marçal destacou que, no Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania, há ainda uma interlocução com Viçosa. Isso acontece porque muitos servidores da Universidade realizam pesquisas relacionadas não só às demandas dos seus locais de trabalho, mas também da cidade.

Vale destacar que, conforme noticiado no site da UFV, os servidores já podem se inscrever no processo seletivo do Programa de Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania. O Programa reservou 10 vagas aos servidores dos três campi da Universidade, para ingresso no primeiro semestre de 2020. As inscrições vão até 25 de outubro. Todos os detalhes sobre o processo seletivo estão disponíveis no edital, que pode ser acessado neste link.

Nos três campi, a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PGP) e o Departamento de História promoverão encontros com os interessados, para tirar dúvidas sobre o edital e a elaboração do projeto de pesquisa. As datas e locais desses encontros estão no arquivo anexo, assim como o endereço de e-mail para solicitá-los.

O mestrado Profissional em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania é oferecido a partir da parceria entre a PGP e o Departamento de História, com apoio da Fundação Arthur Bernardes (Funarbe).