Prêmios

Doce de leite Viçosa vence pela décima vez Concurso Nacional de Produtos Lácteos

01/08/2019

Pela décima vez, o doce de leite Viçosa foi eleito o melhor do Brasil no Concurso Nacional de Produtos Lácteos (CNPL), realizado em Juiz de Fora (MG), em julho. Vencedor na categoria Doce de leite pastoso, disputada por 48 indústrias laticinistas do Brasil, o doce fabricado pelo Laticínio Escola, da Fundação Arthur Bernardes (Funarbe/UFV), já é o maior vencedor geral, considerando todas as categorias do Concurso.

O julgamento dos produtos foi realizado por profissionais de universidades, indústrias e dos serviços de inspeção federal, estadual e municipal, que atribuíram pontuações aos aspectos de cor, textura, odor, aroma, sabor e consistência por meio de testes cegos, quando apenas os produtos em si são avaliados, sem a observação prévia dos rótulos. As avaliações aconteceram no laboratório da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) - Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT).

A premiação foi recebida com entusiasmo. Segundo o gerente administrativo do Laticínio Funarbe, Aristides Fialho Dias, é uma honra pela décima vez poder representar toda a equipe de funcionários, a UFV, a comunidade viçosense e todos os consumidores do doce de leite Viçosa. “Mais uma vez conseguimos produzir o melhor doce de leite do Brasil e a emoção ainda é a mesma desde o nosso primeiro prêmio. A cada ano a qualidade dos concorrentes aumenta e se conseguimos nos manter no topo até hoje é porque conseguimos atingir a nossa meta de oferecer um produto de excelente qualidade para os nossos consumidores”, afirmou.

O diretor-presidente da Funarbe, Rodrigo Gava, destacou que “a premiação é mais do que justa àqueles colaboradores que se dedicam diária e incansavelmente para produzir produtos que são referência, sinônimos do mais alto nível de compromisso acadêmico que o Laticínio Escola entrega para a UFV e outros parceiros”. Para ele, a conquista do doce de leite Viçosa coroa também a nova fase do Laticínio Escola, que inaugurou a sua nova usina de beneficiamento em 2016, no campus da UFV.

A nova fábrica foi planejada para se tornar um modelo no Brasil: mais ampla, com recursos que favorecem a execução de processos sustentáveis, totalmente adaptada para as necessidades acadêmicas, com maior capacidade produtiva e com maquinário de alta tecnologia. Todas as novas condições contribuem para a formatação do padrão de excelência do Laticínio Escola, que tem os objetivos de manter o nível superior de qualidade dos produtos Viçosa, fomentar a aplicação prática do conhecimento acadêmico e desenvolver novas tecnologias pensando sempre no bem-estar de seus consumidores e funcionários, bem como no seu compromisso com o meio ambiente.

Doce de leite Viçosa

Produzido desde 1980 com padrão de excelência em todas as etapas produtivas, o doce de leite Viçosa utiliza matéria-prima de primeira qualidade, mão de obra qualificada e todo o apoio técnico-científico disponibilizado por pesquisas da UFV. Com o mínimo de conservantes, sem adicionar misturas que comprometam a sua pureza (como amido e glicose de milho), o doce pode ser encontrado nas versões tradicional, com coco e com chocolate, em embalagens de 400g, 800g e food service.

Desde os anos 2000 participa do CNPL e sempre se manteve entre os três primeiros colocados, o que transformou o produto no maior vencedor das 44 edições do Concurso, com premiações em 2001, 2004, 2006, 2008, 2011, 2012, 2013, 2015, 2016 e 2019. Em 2016, ele também foi condecorado pela Frente da Gastronomia Mineira e pelo Instituto Eduardo Frieiro, pela importância do trabalho na valorização para tornar reconhecida, nacional e internacionalmente, a cultura gastronômica de Minas Gerais.

Fonte: Luana Duarte

Representantes da equipe do Doce de Leite Viçosa durante a premiação do CNPL