Prêmios

Campus Viçosa

Formandos recebem homenagem dos Centros de Ciências

26/07/2019

O homenageado Cassiano Barbosa recebeu os cumprimentos dos integrantes da mesa da cerimônia

A missão de concluir a graduação foi ainda mais especial para 27 dos 512 formandos de julho de 2019. Eles receberam certificados de mérito por apresentarem o coeficiente de rendimento acumulado maior ou igual a 85, tendo cursado, em média, um mínimo de 15 créditos por período letivo. A homenagem foi concedida pelos Centros de Ciências Agrárias (CCA); Biológicas e da Saúde (CCB); Exatas e Tecnológicas (CCE); e Humanas, Letras e Artes (CCH), na manhã desta sexta-feira (26).

A cada certificado entregue, no auditório da Engenharia Florestal, os familiares vibravam, como os pais do viçosense Cassiano Vieira Barbosa, do curso de Engenharia Civil. Emocionados, Oswaldo e Flávia Barbosa contaram que o filho sempre foi muito dedicado e esforçado. “Tive o Cassiano muito nova e batalhamos muito para que ele chegasse até aqui”, lembrou a mãe. Já o pai complementou, “é como se a gente também tivesse se formando e recendo a homenagem com ele. Com o mérito ainda maior por ser em uma Universidade tão grandiosa”.

Reconhecimento pelos esforços de anos de dedicação. Assim, o formando em Agronegócio Murilo Bonfim Marques definiu o que representa receber a homenagem, que ele não esperava. Desde quando veio de Inhapim (MG), há quatro anos e meio, até chegar a esse momento, Viçosa se tornou a sua casa e o que passou na UFV é “para o resto da vida, o contato com os professores, as aulas, além do envolvimento social, que foi muito importante”.

Em nome de todos os homenageados, a graduanda do curso de Secretariado Executivo Trilíngue Isadora Kanandra Rodrigues Vasconcelos destacou que as festividades de formatura são aguardadas por todos os alunos, mas “para quem virou noites estudando” o momento mais esperado é o dia da colação de grau, que se tornou ainda mais gratificante para eles com o recebimento da homenagem. Ciente de que a UFV “é uma das universidades mais importantes do país” e que foi preciso “muita dedicação, perseverança e força de vontade” para estudar na instituição, ela lembrou que os professores foram as inspirações dos homenageados e seus pais e familiares, os apoiadores. “Essa vitória é nossa. Merecemos muito estar aqui. É muito difícil, mas é uma alegria que não cabe no peito”, ressaltou.

O diretor do CCH, Odemir Vieira Baeta, representando todos os centros de ciências, afirmou que os formandos saem aptos para o exercício de suas respectivas funções, e os homenageados têm um aval ainda maior pelo desempenho que tiveram durante a sua trajetória acadêmica. Para ele, o “coeficiente de rendimento acumulado é uma métrica objetiva e a formação não se restringe apenas ao desempenho através das avaliações, mas de todos as atividades extra-classe que esses estudantes estiveram envolvidos”. Odemir desejou sucesso aos homenageados e que nessa transição da vida acadêmica para a profissional eles desenvolvam e potencializem as suas relações interpessoais, levando em consideração que, "diferentemente das relações pessoais, nas relações de trabalho não escolhemos com quem iremos nos relacionar, por isso é preciso cada vez mais desenvolver essa competência comportamental e saber lidar com o diferente”.

A então reitora em exercício, Rejane Nascentes, disse estar “extremamente feliz em participar de uma cerimônia com tamanha importância". Como ex-aluna de Engenharia Civil da Universidade, lembrou que só quem estudou na UFV sabe do amor e da dedicação dos alunos por essa instituição. “Aqui o estudante vive a Universidade” e permanece muitas vezes o dia inteiro no campus, na sala de aula, na biblioteca estudando, fazendo amizades e participando de diversas atividades. Ela ainda ressaltou que "tem a certeza de que os formandos brilharão muito e levarão o nome renomado da UFV onde quer que estejam”.

O reitor Demetrius David da Silva, que regressou de uma reunião com os dirigentes de instituições federais de ensino superior em Brasília, fez questão de chegar a tempo na cerimônia para agradecer aos pais dos homenageados pela confiança ao terem permitido que “a UFV participasse da criação e formação de seus filhos como seres humanos e profissionais”. Ele parabenizou os homenageados por terem se destacado e “cumprido com diferenciada atenção a passagem pela Universidade”. Ao se referir ao novo ciclo que se iniciará na vida deles, Demetrius disse que a UFV estará sempre aberta para recebê-los, e destacou: “o sucesso de vocês significa que cumprimos adequadamente com a nossa missão”.

Os 27 homenageados receberam ainda os cumprimentos dos diretores do CCA, CCB, CCE, Rubens Alves de Oliveira, João Marcos de Araújo, Danielle Dias Sant'Anna Martins, respectivamente; e da representante do pró-reitor de Ensino, professora Cristiane Baquim.

As fotos da cerimônia estão disponíveis neste link. Todos os nomes dos estudantes que se destacaram podem ser conferidos abaixo.

Homenageados

CCA

Agronegócio

Murilo Bonfim Marques

Engenharia Florestal

Ana Carolina dos Santos Sá  

CCB

Medicina Veterinária

Beatriz Ibrahim Miranda Antunes

Bioquímica

Italo de Andrade Bianchini

Lucas Filipe Almeida

Nutrição

Anny Caroline Messias  

CCE

Arquitetura e Urbanismo

Blanca Valadares Ferreira

Ciência da Computação

Fábio Henrique Godoy Martins

Gustavo Canal Uliana

Engenharia de Alimentos

Eduardo Luis Menezes de Almeida

Engenharia Civil

Cassiano Vieira Barbosa  

CCH

Administração

William Junior Martins

Comunicação Social - Jornalismo

Letícia Cozoli

Julice Maria de Carvalho Campos

Bélit Medeiros Alves

Ciências Sociais

Jéssica Lorraine Valadão Idino

Ciências Contábeis

Tiago Carneiro da Rocha

Geografia

Ewerton da Silva Vieira

História

Cassiane Souza dos Santos

Gustavo Henriques Barreto

Letras

Alice Mendes Duarte

Sara Duarte Peres

Júlia Pereira Fraga

Pedagogia

Lucinéia Araújo Gomes Vital

Secretariado Executivo Trilíngue

Vanessa Oliveira Marcos dos Santos

Isadora Kanandra Rodrigues Vasconcelos

Daniel Waquim Ferreira

Sabrina Areias

Fotos: Carolina Fontes

Divulgação Institucional

.