Campus Florestal

50ª Semana do Produtor Rural recebe participantes e inicia atividades em Florestal

22/07/2019

O credenciamento aconteceu no Ginásio Poliesportivo

Foi iniciada, nesta segunda-feira (22), a 50ª Semana do Produtor Rural da UFV-Florestal. Durante a manhã, pessoas de diversas localidades chegaram ao campus para realizar o credenciamento e acompanhar a cerimônia de abertura do evento antes de se concentrarem nas atividades de capacitação.

A equipe da Diretoria de Extensão e Cultura (DXT), que coordena a Semana, credenciou mais de 500 participantes nos 33 cursos e nas 10 oficinas que estão sendo oferecidas. De acordo com a DXT, entre eles estão produtores de Florestal, da região e de cidades distantes, como Mucuri (BA).

Muitos vieram para o evento pela primeira vez, como Sirley Ribeiro, de Contagem (MG), e Pedro Ivo Vargas, de Pará de Minas (MG). Ela escolheu o curso de Cultivo de Orquídeas, para aprender a cuidar melhor das plantas, e ele, que é engenheiro químico, aprofundará seus conhecimentos na área de Bebidas Artesanais. Os dois avaliaram muito bem as oportunidades de capacitação da 50ª Semana do Produtor Rural, que possibilitam, por exemplo, atualizações e acessos a tecnologias avançadas, como destacou Cirley. Segundo Pedro Ivo, elas também mostram a Universidade investindo na comunidade local e dando um retorno para a população em geral, o que é muito significante.

Entre os participantes experientes, José Martins Diniz, mais conhecido como “seu Zezé”, logo afirmou: “aqui é minha casa”. O florestalense contou que tem 11 certificados da Semana e, durante tantos anos, repetiu apenas o curso de fruticultura. Ele disse que gosta de diversificar, ter contato com informações variadas sobre agricultura, para aprender mais, desde o plantio até a comercialização, e se manter ativo. Atualmente, seu Zezé tem uma horta orgânica junto com os irmãos e vende produtos na cidade e na região.

Cerimônia de abertura

A Semana do Produtor Rural acontece desde 1969, com o objetivo principal de promover a melhoria da produção e da produtividade e o bem-estar social do homem e da mulher do campo. Na cerimônia de abertura da sua 50ª edição, a UFV-Florestal agradeceu à comunidade universitária, aos participantes e aos parceiros que se comprometem e se dedicam à iniciativa há tantos anos. Especialmente, a instituição homenageou as servidoras Heloísa Helena Dutra e Dirce Maria Bezerra e os cursistas Jorge Antônio de Rezende, Maísa Rosa Lara, Maria das Graças de Castro e Vely José Pedro. Vely, de Bom Despacho (MG), acompanha o evento desde 1971 e também expressou gratidão pelos conhecimentos obtidos por meio dele: “tudo o que eu tenho e sou hoje, agradeço à Universidade”.

Dois integrantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que oferece as capacitações junto com o campus, também receberam homenagens: a gerente regional de Sete Lagoas (MG), Ciane Aparecida Pereira, e o superintendente de Minas Gerais, Christiano Nascif, que se disse honrado por fazer parte de tal história.

O diretor de Extensão e Cultura, Wanderson de Souza, destacou que a Semana está comemorando seus 50 anos na mesma época do Dia do Produtor Rural (25 de julho), o que torna tudo mais especial. Para ele, o evento cumpre a função da extensão, de estabelecer diálogos entre a Universidade e a comunidade, e contribui com o progresso de Florestal, que tem a agricultura como uma das suas atividades principais. Os grupos de agroecologia, principalmente, como o professor Wanderson contou, são fortes e se desenvolveram em função da iniciativa, o que deixa a instituição muito satisfeita.

Observar a importância da Semana ao longo dos anos é realmente gratificante, de acordo com o diretor-geral do campus, Marco Antônio de Oliveira. “Os participantes realizam os cursos, agregam valor as suas produções e mostram que os treinamentos dados pelos nossos professores valem a pena”. Ele afirmou que estes 50 anos são muito relevantes dentro dos 80 anos da UFV-Florestal e que seu desejo é ver o evento continuar a crescer.

O reitor Demetrius David da Silva destacou que a Universidade, pública, gratuita e de qualidade, sempre está aberta para a comunidade e que ele se sente feliz em receber tantos visitantes no campus. O professor Demetrius parabenizou todos os envolvidos com a organização da iniciativa e lançou como desafios para os próximos anos a ampliação do número de cursos oferecidos e, tendo a Semana do Fazendeiro como exemplo, o estabelecimento de um espaço dedicado à mulher rural.

A cerimônia de abertura foi finalizada com a palestra Zoneamento Ambiental e Produtivo, ministrada pelo assessor especial da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Luciano Baião Vieira, que também participou da mesa da cerimônia de abertura, assim como a vice-reitora Rejane Nascentes; o diretor-geral da UFV-Rio Paranaíba, Renato Ruas; o pró-reitor de Extensão e Cultura, José Ambrósio Ferreira Neto; e o prefeito de Florestal, Otoni Melo.

Outras fotografias do dia estão disponíveis em photos.app.goo.gl/m7hhAPe8TvP4peDg6. A programação da 50ª Semana do Produtor Rural continua nesta terça-feira (23) e todos os detalhes podem ser conferidos em www.spr.caf.ufv.br.

Fotos: Daniel Sotto Maior

Comunicação Institucional do campus UFV-Florestal

Registro da mesa da cerimônia de abertura do evento