Universidade inicia campanha UFVerde

15/07/2019

Para fortalecer a cultura da sustentabilidade na UFV, a Pró-Reitoria de Administração (PAD), em parceria com a Diretoria de Comunicação Institucional (DCI), deu início, em julho, à campanha UFVerde. Seu objetivo é incentivar a comunidade acadêmica a participar de iniciativas que estimulem, dentre outros aspectos, o uso consciente de água e energia elétrica, bem como o descarte correto de resíduos.

As primeiras ações têm o consumo de água como foco, em função da realidade de escassez hídrica permanente de Viçosa, principalmente na bacia do ribeirão São Bartolomeu. Para evitar medidas mais drásticas, como o racionamento de 2015 e, o comprometimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão em um futuro próximo, a administração da Universidade está convocando a comunidade para atitudes mais sustentáveis e conjuntas. E isso tem sido feito por meio de cartazes espalhados pelo campus Viçosa, bem como de campanhas nas redes sociais.

Segundo o engenheiro João Francisco de Paula Pimenta, chefe da Divisão de Água e Esgoto (DAG) da Universidade, a redução de consumo de água no campus Viçosa, registrada até 2018, não é mais uma realidade. Por isso, a necessidade de a comunidade participar, repensando suas rotinas, reduzindo o consumo e também informando sobre vazamentos de água pelo ramal 4000.

A administração da UFV tem reforçado e ampliado suas ações. Em agosto, por exemplo, a Estação de Tratamento de Águas (ETA-UFV) inaugurou uma unidade para reúso da água de lavagem dos filtros. Isso vem permitindo reutilizar pelo menos 100 mil litros de água a cada dois dias.

Fique atento à campanha UFVerde e ajude a construir uma universidade mais sustentável.