Todos os campi

Professor Demetrius toma posse como reitor da UFV

29/05/2019

Demetrius com o ministro Abraham Weintraub, o secretário Arnaldo Barbosa e o Dep. Rodrigo de Castro

O novo reitor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Demetrius David da Silva, tomou posse nesta terça-feira (28), na Sala de Atos do MEC, em Brasília. A solenidade foi presidida pelo ministro da Educação Abraham Weintraub e contou com a presença do secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Arnaldo Barbosa de Lima Junior.

No discurso de posse, o professor Demetrius agradeceu ao ministro a confiança manifestada na nomeação para o cargo de reitor da UFV e disse sentir-se “honrado por ter a oportunidade de cumprir com os deveres inerentes a tão importante função pública”.

De acordo com o docente, “a UFV, como instituição pública de ensino, reafirma seu compromisso fundamental com a formação de capital intelectual e moral que colabore com o desenvolvimento do país e com o progresso nas esferas pública e privada, e com o bem-estar dos cidadãos brasileiros”. Segundo ele, “nosso foco estará no pensar e no agir de modo absolutamente institucional, sem apego a particularismos de qualquer espécie”.

Professor Demetrius destacou ainda a excelência do ensino médio e dos cursos de graduação; o pioneirismo na criação da pós-graduação no Brasil; a Semana do Fazendeiro, maior evento de extensão universitária do país e os importantes índices de avaliação nacionais e internacionais alcançados pela UFV.

Por fim, ele afirmou estar integralmente à disposição do governo federal para efetivação de parcerias que se fizerem necessárias e disse que “honrará o compromisso fundamental da Universidade Federal de Viçosa com o ensino, a pesquisa e a extensão, e o zelo com que a universidade sempre teve com os recursos será preservado e aperfeiçoado.”

Durante a solenidade também tomou posse como reitor o professor José Daniel Diniz Melo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A cerimônia contou ainda com as presenças do deputado federal Rodrigo de Castro; dos diretores dos campi de Florestal e Rio Paranaíba, Marco Antônio de Oliveira e Rejane Nascentes, que será nomeada como vice-reitora; dos diretores do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde e do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, João Marcos de Araújo e Odemir Vieira Baeta, respectivamente; do diretor-presidente da Funarbe, Rodrigo Gava; do presidente do CREA-MG, Lúcio Fernando Borges; dos docentes Adriana Ferreira de Faria, Raul Narciso Carvalho Guedes, José Ambrósio Ferreira Neto e João Carlos Pereira da Silva e do ex-aluno da UFV, Luiz Gustavo Nascentes Baena.

Para visualizar os registros da solenidade, clique aqui