Campus Viçosa
02/08/2017
Felipe (ao centro) com equipe do Conector Ciência
Formado em 2010 no curso de Ciência Biológicas, Filipe Oliveira da Silva está promovendo inovação e tecnologias educacionais de baixo custo para escolas brasileiras. O biólogo fundou o Conector Ciência, uma iniciativa sem fins lucrativos que pretende democratizar o conhecimento científico. Seu trabalho, já divulgado em portais, tem contribuído para estudantes e educadores em escolas em Lençóis, no interior semi-árido da Bahia, transformando a aprendizagem dos estudantes do ensino médio e fundamental, assim como a didática dos educadores que participam nos projetos.
De acordo com Filipe, em breve, será criada uma campanha de financiamento coletivo para a criação de um laboratório móvel, apelidado de Lab Móvel Carlos Chagas, em homenagem ao pesquisador que elucidou a Doença de Chagas. Trata-se de uma caixa móvel, com prateleiras inteligentes, que contém tecnologias educacionais e de fabricação de baixo custo, como microcomputadores, sensores, componentes elétricos, microscópios de papel com microlentes e ferramentas de construção. “Juntas, elas vão contribuir para que os estudantes criem soluções para melhorar a vida de milhões de brasileiros", afirma o ex-aluno da UFV. A campanha também financiará a realização de oficinas para treinar os educadores na elaboração de projetos experimentais em escolas, principalmente, nas favelas e subúrbios da cidade do Rio de Janeiro.
O objetivo é inspirar a construção de soluções inovadoras nas escolas por meio da experimentação científica e tecnológicas em projetos guiados pela metodologia que chamam de Aprendizagem Criativa Baseada em Projetos Sociais. Mais informações sobre a iniciativa podem ser obtidas no site, na página do facebook do projeto ou neste vídeo de divulgação.
Fonte: Larissa Carvalho
Divulgação Institucional
Institucional
Disponível atualização da assinatura do e-mail institucional
18/12/2025
Parcerias
UFV discute parcerias para impulsionar cultivo sustentável do cacau na Zona da Mata e no Norte de Minas Gerais
19/12/2025
Institucional
Portaria suspende expediente neste fim de ano
18/12/2025
Institucional
Auditoria Interna disponibiliza Plano Anual de Atividades para 2026
18/12/2025
Disponível atualização da assinatura do e-mail institucional
18/12/2025
UFV discute parcerias para impulsionar cultivo sustentável do cacau na Zona da Mata e no Norte de Minas Gerais
19/12/2025
Portaria suspende expediente neste fim de ano
18/12/2025
DGS divulga sistema especial de coleta de resíduos para fim de ano
17/12/2025
Universidade firma convênio com agência reguladora de saneamento para pesquisa e formação acadêmica
17/12/2025