Campus Viçosa
23/07/2013
.
Foi realizada, nesta segunda-feira (22), a cerimônia de posse do novo chefe do Departamento de Biologia Geral (DBG), professor João Marcos de Araújo. Ele assumiu a função que, há dois meses, estava sendo exercida temporariamente pelo professor Sérgio Luis Pinto Da Matta.
Durante a cerimônia, que aconteceu na sala de reuniões do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCB), a reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares comentou sobre a importância do DBG, “um departamento que contribui muito para a instituição”. Para ela, foi “uma alegria muito grande” dar posse ao professor João Marcos, que, “com certeza, irá contribuir muito com o Departamento, fazendo-o crescer e se desenvolver ainda mais”.
O professor João Marcos considera o novo cargo como um prêmio em função do tempo que tem de UFV e se disse “honrado e gratificado pela confiança que os colegas depositaram para chefiar o departamento”, que atende a cerca de 20 cursos da UFV, com seus 35 professores e mais de 20 técnicos administrativos. O plano agora é “dar continuidade ao que já vem sendo executado e garantir, principalmente, o trabalho harmônico, que acontece dentro do departamento”.
A diretora do CCB, professora Maria Goreti de Almeida Oliveira, destacou o grande potencial do novo chefe e agradeceu o trabalho de seu antecessor, o professor Clóvis Andrade Neves, que atualmente ocupa o cargo de diretor da Editora UFV. Ela também elogiou a disponibilidade do chefe pro tempore Sérgio Da Matta. De acordo com a professora, o Departamento é muito importante para o CCB. Isso porque contribui bastante com os cursos de Enfermagem e de Medicina e desenvolve pesquisas de alto nível em seus programas de pós-graduação em Biologia Celular e Estrutural e em Ecologia. Além disso, participa do Programa de Pós-graduação em Genética e Melhoramento.
Clóvis Andrade considerou a escolha do novo chefe muito madura. Ele reforçou que, apesar de ter muito trabalho, o Departamento possui poucos problemas. O professor Sérgio Luis Pinto da Matta desejou muitas felicidades ao colega e se disponibilizou a ajudá-lo sempre que necessário.
Também estiveram presentes na cerimônia de posse, os pró-reitores, diretores de centros de Ciências, professores e servidores do DBG.
Na foto abaixo, um registro, da esq. para a dir., dos professores Maria Goreti e João Marcos, a reitora Nilda e os professores Sérgio e Clóvis.
Novo chefe
João Marcos de Araújo é graduado em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura e Ciências de Machado (Esacma), fez mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas, pela Universidade Federal de Lavras (Ufla) e doutorado em Biologia Celular e Estrutural pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atua como professor da UFV desde 1992. Na pesquisa, atua na área de morfologia e histoquímica vegetal.
(Bárbara Albuquerque, bolsista)
.
Institucional
tecnoPARQ é finalista do Prêmio Nacional Anprotec e mobiliza comunidade para apoiar vídeo institucional
30/04/2026
Institucional
UFV-Rio Paranaíba fortalece ecossistema de inovação em parceria com Sebrae Minas e prefeitura
30/04/2026
Institucional
UFV inaugura Centro de Excelência em Fertilizantes e Nutrição de Plantas
30/04/2026
Institucional
Neta do ex-presidente Arthur Bernardes lança livro e participa do programa Memória Viva
29/04/2026
tecnoPARQ é finalista do Prêmio Nacional Anprotec e mobiliza comunidade para apoiar vídeo institucional
30/04/2026
UFV-Rio Paranaíba fortalece ecossistema de inovação em parceria com Sebrae Minas e prefeitura
30/04/2026
UFV inaugura Centro de Excelência em Fertilizantes e Nutrição de Plantas
30/04/2026
Neta do ex-presidente Arthur Bernardes lança livro e participa do programa Memória Viva
29/04/2026
10º Torneio Leiteiro de Viçosa e Região recebe inscrições
29/04/2026