Todos os campi

Professora Nilda de Fátima Ferreira Soares toma posse como reitora da UFV

24/05/2011

 

A professora Nilda de Fátima Ferreira Soares foi empossada no cargo pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, na manhã desta terça-feira, em cerimônia realizada no MEC, em Brasília, com a presença de autoridades e familiares da nova dirigente. O mandato da professora Nilda Soares vai até 2015 e ela terá como vice-reitor o professor Demetrius David da Silva. A cerimônia de transmissão do cargo será realizada no próximo sábado, dia 28.

A reitora da UFV foi saudada pelo secretário de Ensino Superior do MEC, Luiz Cláudio Costa, e pelo ministro Fernando Haddad, tendo os dois colocado em evidência o grande significado da Universidade Federal de Viçosa para o País. O professor Luiz Cláudio Costa, que antecedeu no cargo a professora Nilda Soares, falou sobre a capacidade de trabalho e o comprometimento da nova dirigente com a Instituição, reafirmando sua confiança no prosseguimento de um programa de ação que conta com o apoio de toda a comunidade. No mesmo tom, o ministro Fernando Haddad destacou a competência e a projeção da UFV, além de fazer referências elogiosas ao consórcio das instituições federais do sul e do sudeste de Minas.

A professora Nilda Soares falou sobre a instituição universitária brasileira e garantiu, a respeito dos grandes avanços experimentados nas ações de ensino, pesquisa e extensão, que um dos principais desafios para os próximos quatro anos será a consolidação dos projetos de expansão e do Reuni, nos três campi da UFV, quanto à edificação, ao aumento dos quadros docente e técnico-administrativo, para que seja possível atender às demandas com a excelência que sempre foi a marca indelével da Instituição. Para isso, disse, ela conta com a interlocução facilitada pelo acesso, capacidade de diálogo e sensibilidade do governo federal, mecanismo célere para o encaminhamento das reivindicações relacionadas com a consolidação dos programas de expansão e do Reuni. Para tanto, disse contar com a participação da comunidade de professores, estudantes e funcionários, no cumprimento das tarefas iniciadas com sua posse, “isso implica lucidez suficiente para definir as prioridades corretas, escolher as pessoas certas visando à realização dos objetivos propostos e, finalmente, com a ajuda de todos, elevar não só a UFV a patamares acadêmicos ainda mais altos do saber, do conhecer, do agir e do vencer, como também contribuir, de modo eficiente, para o desenvolvimento social e humano do País”, concluiu.

Dentre outras autoridades, participaram da cerimônia os deputados federais Reginaldo Lopes e Leonardo Monteiro; o presidnte da Andifes, Edward Madureira Brasil; o secretário geral da entidade, Gustavo Balduíno; os reitores Alfredo Julio Fernandes Neto (UFU) e Luiz de Souza Santos Jr. (UFPI); a assessora da Reitoria da UFSJ, Debora Rocha Barbosao representando o Reitor Helvécio Luiz Reis; a reitora e a vice-reitora da UFRN, empossadas na tarde do mesmo dia, Ângela Maria Paiva Cruz e Fátima Ximenes, repectivamente; o reitor da UFRN que deixava o cargo, José Ivonildo do Rego; o pró-reitor de Extensão e Cultura, Gumercindo Souza Lima; o diretor da Sociedade de Investigações Florestais, Ismael Eleotério Pires; os diretores do Agros, José Henrique de Oliveira e Constantino José Gouveia Filho; a diretora da Divisão de Saúde, Sylvia do Carmo Castro Franceschini; o assessor especial da Reitoria, Antônio Simões Silva; o chefe do Escritório de Representação da UFV em Brasília, Laércio Dias Gôngora; e a representante da Associação dos Técnicos de Nível Superior, Leiza Maria Granzinolli. A reitora fez-se acompanhar pela mãe, Maria Terezinha Ferreira; pelo marido, Plínio César Soares, e pelas filhas Thaiane e Karine.

Por José Paulo Martins