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As interrogações de Pina Bausch: caminhos de uma dramaturgia corporal

Partindo da hipótese de que o corpo é linguagem e, enquanto linguagem, é um texto da cultura, com muitos subtextos (segundo o conceito de Yuri Lotman), objetiva-se: desenvolver uma análise do Wuppertaler Tanztheater a partir do prisma da visualidade, utilizando, para tal, elementos da Semiologia do Teatro; tecer uma reflexão em torno de como se organiza a tradução interlingual dança-teatro e teatro-dança, discutir a criação estética da Dança-Teatro, como um produto estético híbrido, deflagrar nos processos de composição, a presença de unidades e de conjuntos de imagens, considerando a ação física. como a unidade mínima destes textos-ato, descrever e analisar a dimensão dos QUESTIONAMENTOS na criação estética de Pina Bausch, observar no processo de criação: a experiência estética intimamente ligada à experiência/vivência, à virtuosidade/espontaneidade e às qualidades estéticas particulares (fusão entre teatro e dança).
Pesquisa UFV: Solange Caldeira


Autor(a): Solange Caldeira