Pesquisa
   voltar
Projeto Tear-te

O Projeto Tear-te originou-se no Campus Jacarepaguá da Universidade Estácio de Sá, como uma resposta à necessidade de aproximação do espaço acadêmico com o bairro. Este é o campo da Transdisciplinaridade na Arte.
A dinâmica da Performance social numa relação direta com o corpo, com a palavra, com a imagem e com as artes cênicas e com a sociedade no qual o grupo se insere.
O Tear-te visa inserir através de um processo de convivência, memória e criação, a discussão da sua performance. Em sua primeira etapa, vem sendo desenvolvido desde outubro de 2008, nos campii Centro 4 (outubro a dezembro de 2008) e Campus Jacarepaguá (outubro a março).
Consiste em, através de oficinas de criação de Dança, Corpo e Movimento, Expressão Corporal, Dramaturgia, Voz, Percussão, Canto, Indumentária, efetivar a montagem artística de um espetáculo de Dança/Teatro/Performance, onde serão abordados temas relativos à relação social e estética do negro na arte.
No período de abril a julho de 2009 iniciará nova fase, de montagem da peça, com os artistas selecionados das oficinas, no Centro 4, durante a semana e, nos fins de semana, os ensaios serão no Campus Jacarepaguá.
Cabe acrescentar que o Projeto Tear-te está cadastrado na Vice Reitoria da Universidade Estácio de Sá como um projeto Institucional.
O Projeto Tear-te da Universidade Estácio de Sá está sendo desenvolvido como um projeto de Extensão da Instituição.

Pesquisadoras:
Profa. Dra. Denise Zenicola (Centro 4 e Jacarepaguá)
Profa. MS. Rita de Cássia Almeida (Centro 4)
Profa. MS. Débora Campos (Centro 4)
Profa. MS. Ana Condeixa (Jacarepaguá)
Profa. MS. Claudia Andrade (Jacarepaguá)
Profa. MS. Cristine Rose Mera (Jacarepaguá)


Autor(a): Denise Zenicola