O presente estudo elabora uma reflexão sobre a arte do ator-dançarino na composição da dramaturgia do corpo e aponta a transcriação intersemiótica como um meio de ampliação das possibilidades de configuração de linguagens cênicas. Entendendo a criação do ator-dançarino por vias do pensamento criativo sobre a materialidade do corpo numa perspectiva de reinvenção da linguagem, discute-se o conceito de dramaturgia como articulação estética na arquitetura viva do corpo cênico. Apresentam-se princípios da teoria do movimento de Rudolf Laban (fatores do movimento, esforço e arquitetura viva ) como fundamentos para a articulação dramatúrgica e do estudo comparativo entre a dramaturgia do corpo e outras artes, tais como a literatura e a pintura. Em termos aplicativos, a pesquisa apresenta reflexões desenvolvidas sobre uma experiência prática de transcriação de retratos literários de Gertrude Stein, buscando analisar a apropriação dos procedimentos de composição literária na ampliação do conhecimento dos princípios específicos de configuração da dramaturgia do corpo.
http://www.tede.udesc.br/tde_busca/processaPesquisa.php?listaDetalhes%5B%5D=317&processar=Processar
|