Pesquisa
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TRANSE: Núcleo Transdisciplinar de estudos sobre a performance

Sob a coordenação do Prof. João Gabriel L. C. Teixeira, a partir da criação do TRANSE (Núcleo de Estudos sobre a Performance) na Universidade de Brasília, em 1995, foram produzidas duas montagens de espetáculos performáticos dentre outras atividades. O primeiro, intitulado de “Danação Malandra”, realizado em 1997, versou sobre a relação entre malandragem e identidade nacional. O segundo intitulado de “Mulheres Brasílicas”, realizado em 2000, versou sobre a condição feminina no Brasil. Enquanto performance musical, “Danação Malandra” fazia parte de programa de atividades que constituíram um projeto de pesquisa sobre “Performance e Sociedade no Brasil Contemporâneo”. Tratava-se de uma representação cênica que permitia exercitar a relação entre as “performatividades” e a sociedade em que as mesmas são concebidas. Sua temática proporcionou a oportunidade para a desconstrução e a reavaliação do mito da malandragem, vista como performance social e como estratégia de sobrevivência, consequentemente. Em “Mulheres Brasílicas”, intentou-se a montagem de um espetáculo itinerante que cultivava a prática de um teatro sagrado, inclusive pela utilização de mitos e rituais ancestrais da cultura brasileira, de modo re(tradicionalizado). Somente visando à realização desta montagem, o TRANSE proporcionou a participação de estudantes e pesquisadores em seis oficinas diferenciadas: dramaturgia, criação plástica, danças circulares brasileiras, musicalização, preparação corporal e arte da performance. A pesquisa continua a ser desenvolvida de forma singular por seu enfoque sobre o uso de metodologias experimentais em pesquisas e estudos da performance, disponível em http://www.cap.eca.usp.br/ars7/teixeira.pdf


Autor(a): João Gabriel L. C. Teixeira


Arquivos anexos à pesquisa
OS ESTUDOS DA PERFORMANCE E AS METODOLOGIAS EXPERIMENTAIS EM SOCIOLOGIA DA ARTE