Pesquisa
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A Dança Expressionista alemã, o Tanztheater e o Butoh

O expressionismo alemão teve seu auge em 1920, reflexo da Primeira Guerra Mundial. Neste período, Rudolf Von Laban já realizava estudos e análises de movimentos, sendo seguido posteriormente por nomes da dança como Mary Wigman, Jacques Dalcroze e Kurt Jooss. Nesta época, Kazuo Ohno e Tatsumi Hijikata, vão à Alemanha, em busca de informações sobre as manifestações artísticas européias, que pouco mais tarde influenciariam na criação do Butoh. Retornando ao Japão, deram início a uma dança tida como marginal, levada às ruas, becos e portas de bares da cidade, denominada por Hijikata de Akonku Butoh, dança das trevas, depois abreviada para Butoh. Esta pesquisa tem por objetivo estudar a influência da dança expressionista alemã dos anos 20 na criação da dança Butoh e as possíveis relações entre essa modalidade e o Tanztheater alemão de Pina Bausch. O trabalho desenvolve análise e interpretação de dados obtidos em uma pesquisa bibliográfica e conseqüente avaliação de vídeos sobre o Butoh. Nesta etapa faz-se uma análise do material recolhido para que se obtenha uma visão geral sobre o assunto em questão, associada ao que Cervo & Bervian denominam de “leitura informativa”: “leitura de reconhecimento”, “leitura seletiva”, “leitura crítica ou reflexiva” e “leitura interpretativa”. A partir dessa análise pretende-se organizar uma historiografia a respeito do Butoh e as possíveis influências alemãs. Na dimensão visual seleção, transcrição e codificação serão diretas, será delimitada uma cena, em seguida uma tomada coletiva da coreografia, e finalmente um levantamento dos elementos escolhidos para análise: cenário, figurino, movimentação, iluminação música e efeitos complementares, pois Butoh propõe um estranhamento na movimentação corporal, com ritmo e peso específico. A questão é ser explícita sobre fundamentos teóricos, éticos e práticos da técnica butoh, abrindo um espaço onde o trabalho possa ser debatido, aliando-o também ao contexto histórico-social do expressionismo e tanztheater alemão. A pesquisa, ainda em fase de revisão de literatura, que, pela contemporaneidade do tema, exige cuidadosa pesquisa bibliográfica, evidencia como resultado parcial a influência do expressionismo alemão no butoh de Kazuo Ohno, conforme depoimento do próprio artista.
Lívia Tavares Gonçalves (Estagiária voluntária); Solange Caldeira (Orientadora)
Instituição: UFV/MG/ Curso de Dança


Autor(a): Lívia Tavares Gonçalves