Podemos traçar a história da dança-teatro alemã a partir dos trabalhos de Rudolf Von Laban, Mary Wigman e Kurt Jooss, nos anos 20 e 30. Laban usava o termo dança teatro para descrever dança como uma forma de arte independente de qualquer outra. A dança-teatro de Jooss desenvolvia temas sócio-políticos através da ação dramática de grupo e da precisão da estrutura formal e de produção. O trabalho de Pina Bausch combina seu treinamento com Jooss na Escola Folkwang e como solista na companhia dirigida por ele, a Folkwangballet, com sua experiência das artes e dança em New York nos anos 60. Suas obras de dança-teatro incluem de forma crítica a interação entre dança, teatro, ópera, circo e cinema. O objetivo desta pesquisa é estudar os precursores e os hibridismos que marcam o Tanztheater de Pina Bausch. Desenvolve-se através de análise e interpretação de dados obtidos em uma pesquisa do tipo bibliográfica e conseqüente avaliação de vídeos sobre a obra de Pina Bausch. Quanto à natureza da pesquisa bibliográfica, conforme Lakatos & Marconi explicam, pretende "colocar o pesquisador em contato direto com tudo o que foi escrito sobre determinado assunto”. Nesta etapa da pesquisa faz-se uma análise do material recolhido para que se obtenha uma visão geral sobre o assunto em questão. Esta etapa está associada ao que Cervo & Bervian denominam de “leitura informativa”, a qual pode ser subdividida em quatro categorias de leitura relacionadas entre si. A saber: “leitura de reconhecimento”, “leitura seletiva”, “leitura crítica ou reflexiva” e “leitura interpretativa”. A partir dessa análise pretende-se organizar uma historiografia a respeito do Tanztheater de Pina Bausch, e perceber os aspectos híbridos presentes nessa modalidade, interrelacionando o momento político, social e histórico das criações de Bausch com sua proposta estética. Os diferentes aspectos dos textos visuais selecionados serão rigorosamente categorizados e os critérios para avaliação, descrição e análise são: cenário, figurino, movimentação, que inclui gestos ecoreografia, e a música ou efeito sonoro utilizado na cena. Esses aspectos serão sistematicamente anotados na transcrição por serem considerados fundamentais para análise das obras segundo o objetivo do estudo, unida à pesquisa bibliográfica feita anteriormente.
Juliana de Oliveira Mendes (Estagiária voluntária); Solange Caldeira (Orientadora)
Instituição: UFV/ MG/ Curso de Dança
|