Histórico
|
Origem: Internacional
O coletivo de artistas Bauchladen Monopol surgiu em maio de 2004 em Colônia, Alemanha, do desejo da coreógrafa Sonia Franken e da bailarina e atriz Regina Rossi de unir dança, teatro e música eletrônica em projetos que explorem diferentes espaços físicos de uma cidade. Assim, o grupo já trabalhou com performances em palco tradicional, em uma fábrica desativada e na rua.
A ligação com a cultura pop se cristalizou principalmente através de dois Happenings realizados pelo grupo: duas noites onde não só as performances do grupo foram apresentadas, como também projeçoes de vídeo, bandas e dj’s, uma exposição fotográfica e trabalhos de diversos designers. Além disso, o grupo já se apresentou em festivais como o Tanzhautnah (Colônia - Alemanha).
As duas primeiras criaçoes do grupo intitulam-se Homerun e Homerun I, duas coreografias curtas e cheias de humor, com pitadas de film noir. No projeto seguinte, Grundstück, o grupo se ocupou com leis escritas e veladas da sociedade a partir do conto Vor dem Gesetz (Diante da Lei), de Franz Kafka. A performance de rua Abpfiff fez parte de uma campanha contra a prostituição ilegal e o tráfico internacional de seres humanos. O grupo também se ocupou do mundo virtual e suas possibilidades de estar presente e ausente – Present as Absent – através de uma pesquisa envolvendo dança, fotografia e canto lírico. O vídeo-dança Herbst é o resultado da ocupação de um apartamento desocupado e vazio no centro da cidade de Colônia.
Em todos seus projetos, Bauchladen Monopol trabalha coletivamente. Através do questionamento de como lidar com os impulsos que surgem durante o processo criativo, o grupo considera que uma ideia não pertence a alguém, ela existe e aparece para ser desenvolvida em conjunto.
|
|
|
|