Histórico
|
Origem: Nacional
O Grupo X surge das oficinas, projetos e pesquisas dos professores Fafá Daltro e David Iannitelli da Escola de Dança da UFBA. Desde o princípio teve a improvisação como o seu eixo central e principal motivação. Não a improvisação como “meio” de criação, mas efetivamente como “produto”. Ou seja, a improvisação em cena ou encenação coreográfica.
Num certo sentido, toda arte é improvisação. Algumas improvisações são apresentadas no momento em que nascem, inteiras e de repente; outras são “improvisações estudadas”, revisadas e reestruturadas durante certo tempo antes que o público possa desfruta-las. (...) Obras de arte acabadas, que admiramos e amamos profundamente, são, num certo sentido, vestígios de uma viagem que começou e acabou. O que alcançamos na improvisação é a sensação da própria viagem.
(Livro “Ser Criativo” - Stephen Nachmanovitch)
As propostas cênicas e performáticas do Grupo X são centradas na investigação e análise das possibilidades e potencialidades do movimento, e em processos de criação em dança fundamentados através de estratégias coreográficas que utilizam improvisação em cena como elemento gerador do movimento espontâneo.
Transitando nas fronteiras da dança com as demais artes, visa explorar a criação e expressão coreográfica com cantores, dançarinos, atores e artistas especiais nas múltiplas linguagens de performance.
|
|
|
|