Histórico
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Origem: Internacional
Iniciou seus estudos de balé clássico em 1956 na Escola de Bailados da Prefeitura Municipal de São Paulo. Após os 8 anos curriculares, aperfeiçou-se por mais 6 anos na Escola de Dança de Halina Biernacka. Primeiro contrato como bailarina solista aos 17 anos na Sociedade Ballet de São Paulo. Experiência em shows e eventos de dança nas TVs Tupi e Record.Entre 1970 e 1974 foi solista do Ballet Real da Antuérpia ( Bélgica). Entre 1975 e 1980 viajou regularmente para os EUA para treinar na Cia de Dança de Louis Falco, discípulo de José Limon.
De 1975 à 1989 foi integrante do Balé da Cidade de São Paulo dançando peças de Oscar Araiz, Lia Robato, Victor Navarro, Antônio Carlos Cardoso, Luis Arrieta e Suzana Yamauchi. Recebeu os prêmios Governador do Estado e APCA como melhor bailarina. Em 1976, à convite de Marilena Ansaldi, começou a dar aulas no Teatro da Dança Galpão. Inspirada pelas idéias e conceitos de Alexander Rowen, Ana Rolfs, Ken Dichtwalds e os princípios da filosofia Zen, criou o método Arte da Presença o qual ensina até hoje, no Brasil e na Europa. Entre 1980 e 1985, atividades como professora, bailarina e coreógrafa na cena livre de dança e teatro de São Paulo e de outros estados brasileiros.
Suas coreografias Sexteto para Dez,Tronodocrono, Gente, Iribiri, musical Band-Age foram agraciadas pela crítica paulista. De 1985 à 1988 deu aulas para a Cia da Dança da Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa-Portugal) e em festivais e estudios de dança de Viena, Colônia, Triestre, Madrid, Basel, Ljubljana. Em 1989 foi convidada por James Saunders, diretor artístico do Tanzprojekte Köln, para dirigir o departamento de dança contemporânea desta instituição. Desde então fixou residência na cidade de Colônia na Alemanha e vem aplicando seu método ARTE DA PRESENÇA, em diversas escolas de formação profissional e em conpanhias de dança, entre elas as de Weimar, Oldenburg, Gießen, Heidelberg, Konstanz e Bonn.
Segue aplicando regularmente seu sistema em companhias profissionais e escolas de seu país natal. Na sua carreira européia destacam-se os seguintes criações:
- Dance for Teens (1992-95), espetáculos para adolescentes, em Colônia
- Memória da Pele (1992), solo para o Festival Ibero-Americano de Colônia
- Tigarigari (1994), com música de Paulo Alvarez para a Cia de Dança 1°ATO de Belo Horizonte
- Raw (1998), ópera contemporânea de Paulo Chagas, sob a direção de Gerald Thomas, em Bonn
- Out of the Cool (1999/2000), dança-concêrto ao lado da saxofonista Maria Bragança e do pianistaTadeu Duarte, em Colônia e Bonn
- Muçul-Humana (2004), solo apresentado no Festival Hautnah (2004 em Colônia e no Panorama da Dança SESI em São Paulo.
- VI-VIDAS (2005-06-07), um solo em forma de dançateatro e que é a primeira parte de “VI Quaa TRIS“ uma trilogia sobre o papel da Mulher em diversas culturas de carater patriarcalista. Em Düsseldorf, Bonn e Köln e no Festival de Outono da cidade de Dresden.
VI-VIDAS foi nomeado pela fundação SK STIFTUNG KULTUR como um dos cincos melhores espetáculos de dança de 2005 da cidade de Colônia.
Em 2006, apresenta VI-VIDAS ( 12 espetáculos) em várias cidades brasileiras. Em 2007 volta a apresentar VI-VIDAS na Alemanha. Em novembro de 2007 estréia o duo QuaaDriDuuo como segunda parte de sua trilogia.Reapresentações em 2008 em Colônia e Bonn. Em 2009, estréia da terceira parte: o trio TRISTESA & JOSEFINE. Planeja para 2012 o lançamento do livro Dança - Arte da Ausência, onde descreve seu método de ensino e suas experiências com a dança no Brasil e na Europa.
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Diretor(es):
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Nome: SONIA MOTA
Cargo: diretora e coreógrafa Link de referência Web: www.quaadriduuo.com |
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