Agenda Cultural
   voltar
CURSO DE DANÇA DA UFV participa de Seminário Internacional na UNIRIO

CURSO DE DANÇA DA UFV participa de Seminário Internacional na UNIRIO


O Grupo de Estudos Integrados de Dança, Teatro, Dança-Teatro e Tecnologia em Dança/ CNPq, liderado pela Profa. Solange Caldeira, foi convidado e apresentou sua mais recente pesquisa “O Encontro Marcado”, durante o I Seminário Internacional Corpo Cênico: linguagens e pedagogias, realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UNIRIO/ RJ, de 12 a 16 de setembro.
O projeto “O Encontro Marcado” tem apoio da bolsa PROCULTURA, criada pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFV, e integra o Fórum Permanente de Cultura da UFV, que tem como presidente o pró reitor Prof. Gumercindo Souza Lima.
Inspirado na obra homônima de Fernando Sabino, o projeto-espetáculo apresenta-se como um processo de mobilização de comunidades acadêmicas interessadas em participar da construção de redes transdisciplinares culturais, artísticas e político-sociais: Dança, Comunicação Social, Arquitetura, Economia Doméstica e Letras.
Desenvolvendo, em unidades programáticas: preparação corporal adequada; noções de cenografia, figurino e iluminação; trabalho de pesquisa da obra de Fernando Sabino conjugado com pesquisa de movimento para criação de personagens, onde dança e literatura se integram, instrumentaliza o potencial criador do coreógrafo-bacharel em Dança, além de valorizar e divulgar o trabalho do Curso de Dança da UFV como a primeira universidade de Minas Gerais com curso de graduação em Dança.
As metas são identificar: os elementos fundamentais de uma produção artística em dança-teatro, os elementos da parte técnica e sua inserção num espetáculo, as políticas econômicas que apóiam eventos culturais, os processos criativos em dança e teatro. Assim como valorizar o trabalho artístico respaldado pelo aporte político-social que o espetáculo venha a propor, estimular e viabilizar a encenação: prática de montagem com pesquisa laboratorial e projeto artístico e coreográfico, conjugando a linguagem da Literatura (Fernando Sabino) com a da Dança.
A proposta, além da encenação de espetáculo, fruto de pesquisa teórica e prática sobre o escritor mineiro Fernando Sabino, prevê debates com o público após apresentações, visando levar o espectador a uma reflexão política e humana, e circular com a produção artística pelos outros campi da UFV, assim como em festivais, seminários, congressos, escolas e qualquer espaço ou evento.
Mesmo estando ainda em processo, o grupo de pesquisa já se apresentou no Festival de Ouro Preto e agora no Seminário Internacional Corpo Cênico, na UNIRIO. “A troca de experiências e conhecimentos que acontecem nos debates geram material de trabalho de valor inestimável, principalmente por ter o projeto uma marcante interface entre pesquisa e extensão. Várias perguntas e comentários do público durante as apresentações levam a novas e fundamentais reflexões. Por ser um trabalho em dançateatro, modalidade muito recente, suscita olhares diferenciados e curiosos, mas muito positivos para o trabalho”, coloca a profa. Solange Caldeira.
No elenco as criadoras-intérpretes: Brenda Villatoro, Marcella Alves, Daniele Duran, Ana Lídia Ferreira e Roberta Monteiro.