OFICINA DE DANÇA COM BAILARINA E COREÓGRAFO SUECOS
O Curso de Dança da UFV estará recebendo a bailarina MARIA NAIDU e o coreógrafo TORBJÖRN STENBERG, ambos suecos, dias 24 e 25 de setembro, com o apoio da Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (DRI) e da Pro Reitoria de Extensão e Cultura (PEC)
MARIA NAIDU estudou na Peridance Center, no Alvin Ailey American Dance Center em NYC e na Balettakademien em Gotemburgo. Dançou nas companhias de Jennifer Muller/THE WORKS (NYC), Martita Kingsley-Goshen’s/EARTHWORKS (NYC), The Wendy Osserman Dance Company (NYC), The American Dance Ensemble (NYC) e Tsai Fung Modern-Chinese Dance Company (NYC). Colaborou com coreógrafos independentes, como Martin Butler e Uri Ivgi, e foi artista convidada na Tanzcompanie Giessen (dir. Roberto Galvan) e Norrdans (SE).
É professora da Técnica Muller, e diretora de ensaio na Companhia Nacional de Dança Contemporânea da Noruega/Carte Blanche. Maria Naidu é ainda membro fundador da cooperativa de coreógrafos "RÖRELSEN", na Suécia.
TORBJÖRN STENBERG é bailarino formado pela The Juilliard School em Nova York. Estudou ainda nas escolas The Cunningham School, The Paul Taylor School, e na The School of American Ballet, com o prof. David Howard. Como dançarino integrou as cias de Ohad Naharin (Israel) e Mark Morris (USA). Coreografou várias óperas barrocas, musicais e produções teatrais, com atuação em: Estados Unidos, Holanda, Bélgica, Sibéria, França, Taiwan, Hong-Kong, Finlândia, Czechoslovakia, Noruega, Itália, Dinamarca e Brasil.
Durante os dois dias Maria Naidu e Torbjörn Stenberg oferecerão oficinas de dança das 9 às 12 horas - aula tradicional da técnica de dança moderna da coreógrafa Jennifer Muller (NY), seguida de uma oficina sobre seu repertório em que os alunos poderão experimentar a técnica Muller num contexto estético de grupo; a questão da composição na dança moderna e pós-moderna norte americana, com destaque para procedimentos adotados por coreógrafos como: Doris Humphrey, Hanya Holm, Denis-Shawn, Merce Cunnigham e a Judson Church (Trisha Brown, Yvonne Rainer e Steve Paxton).
A demonstração prático/teórica apresentará um breve histórico da passagem da dança moderna para a dança pós-moderna norte americana, através da análise e demonstração de procedimentos de composição utilizados por coreógrafos como Doris Humphrey, Hanya Holm, Denis-Shawn, Merce Cunnigham e a Judson Church (Trisha Brown, Yvonne Rainer e Steve Paxton).
A oficina está aberta à comunidade em geral, inscrições na sede do Curso de Dança da UFV. A coordenação é da Profa. Solange Caldeira e do Grupo de Estudos Integrados sobre Dança, Teatro, Dança-Teatro e Tecnologia em Dança.
Informações: calder@ufv.br.
|