III SEMINÁRIO E MOSTRA NACIONAL DE DANÇATEATRO
Para acessar o QUADRO DA PROGRAMAÇÃ, MINI CURSOS E ESPETÁCULOS, vá para a page www.dan.ufv.br - III SEMINÁRIO E MOSTRA NACIONAL DE DANÇATEATRO
São 7 mini cursos, cinco Gts e quatro espetáculos, além de uma performance de abertura com a ANA VITÓRIA Cia. de DANÇA.
Seja bem vindo!!
Para Inscrição: permaneça neste site, clique link EVENTOS, procure III Seminário (último da lista) clique, no fim da página há um quadrado FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO, siga as instruções para gerar o boleto.
III SEMINÁRIO E MOSTRA NACIONAL DE DANÇATEATRO
O evento tem como objetivo discutir a DançaTeatro como modalidade inaugurada no final do Século XX que reflete o contemporâneo, as permanências e as transformações vivenciadas pelo mundo, tanto no Brasil quanto no restante do mundo, e os múltiplos sentidos que os diversos espetáculos e coreógrafos elaboram a partir de referenciais deste momento histórico. O espaço mineiro – seja geográfico, seja da memória, torna-se também privilegiado para a discussão nesta linha tênue entre a dança e o teatro que envolve os estudos e discussões sobre as Artes no mundo atual.
NORMAS PARA SELEÇÃO DE ESPETÁCULO PARA A MOSTRA:
O DVD com o espetáculo deverá ser encaminhado até 1º de abril de 2011 para o endereço:
SOLANGE CALDEIRA
R AFONSO PENA, 66
CENTRO/ VIÇOSA/MG
CEP 36570-000.
Serão selecionados apenas três (3) espetáculos, que serão apresentados um em cada noite no Espaço Cultural Fernando Sabino.
E no último dia, 5 de maio, haverá um ESPAÇO ABERTO para performances, para a seleção deverá ser enviado um DVd para o endereço acima.
Para os espetáculos escolhidos será possível transporte de ônibus para os intérpretes, hotel e alimentação, mas não cachê. A infra-estrutura do espetáculo é nossa: iluminação, som, teatro, linóleo, programa, cartaz, divulgação. Porém qualquer material cênico deverá ser trazido pelo grupo.
Sobre o ESPAÇO CULTURAL FERNANDO SABINO
Para visualizar o Teatro link : www.ufv.br/pec/dev/espacos/fernando.htm
Capacidade: 700 lugares.
Dimensão do palco: 10,00m de altura, 16,40m de largura e 12,70m de comprimento
Mapas do auditório: palco(.pdf | AutoCad); platéia(.pdf | AutoCad)
Recursos audiovisuais: data show (é cobrada taxa específica), telão de 20m², computador, aparelho de DVD e CD, três microfones de mesa, um microfone de pedestal, iluminação.
Infra-estrutura: camarins, ar-condicionado, sala técnica, cadeiras estofadas com pranchetas embutidas; suporte para fixação de faixa (0,65m x 4,00m).
Observações:
• O evento que for utilizar a iluminação do teatro deverá apresentar, com antecedência mínima de 15 dias, o mapa de iluminação, o qual ficará sujeito à aprovação dos técnicos da DEV/UFV.
• A iluminação é realizada pelo técnico da UFV a partir de mapa de luz encaminhado pelo coordenador do evento.
NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO NO SEMINÁRIO:
DATA FINAL: 15 de ABRIL de 2011
O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO está no fim desta página.
OBS: As comunicações poderão ser orais (modelo tradicional) ou práticas (com performance)para as duas as normas são as mesmas, há necessidade do envio de um texto escrito e, para as práticas, a inclusão de um DVD com a performance. As duas deverão estar inscritas em um dos GTs abaixo.
DAS INSCRIÇÕES:
• Marcar a inscrição no evento e, se for o caso, a apresentação de trabalho nos GTs, no formulário de inscrição abaixo
• As inscrições nos Mini-Cursos serão feitas durante o evento.
• Proceda ao pagamento da inscrição por meio de depósito bancário no BANCO DO BRASIL, Agência 0428-6, Conta Corrente 15809-7, ou gerado por boleto bancário no site.
• No caso de inscrição com apresentação de trabalho, envie comprovante IDENTIFICADO por e-mail ou pelo correio, juntamente com os outros materiais solicitados, para o endereço:
III SEMINÁRIO NACIONAL DE DANÇATEATRO
Departamento de Artes e Humanidades/ Curso de Dança/ UFV
Av.P.H.Rolfs, s/ nº, Viçosa, MG, CEP 36570-000.
COMO INSCREVER SEU TRABALHO NOS GRUPOS TEMÁTICOS
1. Marque em inscrição os itens: Inscrição no evento e Apresentação de trabalho.
2. Consulte a lista de Grupos Temáticos (abaixo) e escolha aquele em que se enquadra melhor seu trabalho, prevendo também uma segunda opção.
3. Preencha os formulários de Inscrição no evento e de Apresentação de Trabalho.
4. Envie os formulários acompanhados de resumo com as DUAS OPçÕES DE GTs (até 10 linhas) e ARTIGO COMPLETO, para análise dos coordenadores (o e-mail do coordenador está em cada GT) e uma cópia para calder@ufv.br. No caso de apresentação prática: enviar junto vídeo do trabalho.
5. Formatação do texto integral: máximo de 10 laudas, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5; papel A4, margens: superior 2,5cm; inferior 2,5cm; direita 3cm; esquerda 3cm, gravado em Word; contendo, Autor, Título e Filiação Institucional.
6. No caso de trabalho prático, solicita-se o envio de vídeo do trabalho (DVD ou link onde se veja o trabalho), acompanhado de uma breve apresentação das suas questões. Não é um release sobre o trabalho, mas um texto/artigo onde o artista apresente seus interesses investigativos de forma objetiva, por exemplo: nessa obra a minha questão foi explorar ou testar X... Deixando claro o que o levou a criar e o processo criativo.
7. As inscrições de trabalhos podem ser feitas por e-mail, pelo correio ou entregue diretamente na sede do Curso de Dança UFV/ Gabinete nº5. Para tal é necessário que o material impresso seja acompanhado de CD com texto integral para publicação nos anais. Se a inscrição for por e-mail, encaminhe para dança_teatro@ufv.br e calder@ufv.br o documento comprobatório do pagamento escaneado, assim como texto integral da comunicação.
8. Proceda ao pagamento da inscrição com apresentação de trabalho, por meio de depósito bancário no BANCO DO BRASIL, Agência 0428-6, Conta Corrente 15809-7, ou o gerado por boleto bancário no site. Envie comprovante IDENTIFICADO pelo e-mail calder@ufv.br ou danca_teatro@ufv.br, ou pelo correio juntamente com os outros materiais solicitados.
O texto integral das comunicações orais e das práticas é importante para possibilitar avaliação mais adequada pelos coordenadores. Se, por algum forte motivo, não for possível enviá-lo no ato da inscrição, é necessário fazê-lo até 10 de abril, para que possa constar do CD ROM (Anais). O mesmo vale para os trabalhos práticos, cujo texto escrito deverá estar na mesma formatação dos outros.
A partir de 15 de abril será feita a divulgação dos trabalhos aprovados no site e enviadas as respectivas cartas de aceite, juntamente com a programação definitiva.
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO NOS GRUPOS TEMÁTICOS
Nome:
Endereço (Rua, Av.):
Nº: Complemento: Bairro:
Cidade: Estado: CEP:
Resumo:
Orientação para apresentação do resumo do trabalho:
Colocar antecedendo o resumo:
1ª opção: GT N.º ( ): ................................
2° Opção GT Nº ( ): .................................
Autor, título do trabalho, titulação, filiação institucional, vínculo com a instituição (graduado; pós - graduando; pesquisador; pesquisador autônomo, docente). Caso não haja vínculo profissional indicar: graduado por.(instituição), mestre por (instituição) e assim por diante. Máximo de 10 linhas, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5.
Exemplo:
1ª opção: GT N.º ( 2 ): . DançaTeatro e outros ...
2° Opção GT Nº ( 3 ): Corpo-voz: performance...
Mario de Castro. A estrada do ouro. (FFLCH-USP – pós-graduando).
Mario de Castro. A estrada do ouro. (FFLCH-USP - docente,) ou (FFLCHUSP – mestre em Dança)
OBS: No caso de ser comunicação com apresentação de trabalho prático enviar com o resumo um vídeo do trabalho.
ATENÇÃO - GRUPOS TEMÁTICOS:
Os resumos e artigos integrais das comunicações deverão ser enviados para os e-mails dos coordenadores dos GTs escolhidos, com cópia para o e-mail calder@ufv.br. NÃO ESQUECER DE COLOCAR AS DUAS OPÇÕES DE GT no RESUMO. Os coordenadores receberão os artigos integrais das comunicações e farão seleção das propostas aceitas, enviando as cartas de aceite aos trabalhos aprovados e organizarão as respectivas sessões de comunicação. Prevê-se a realização de cinco (5) GTs, cada um com apresentação de seis trabalhos.
Cada coordenador de GT poderá optar por trabalhos teóricos, práticos ou mescla dos dois.
GT 1: A preparação do corpo na e para a DançaTeatro
Evanize Siviero Romarco – UFV - eva_siviero@ufv.br
Pretende-se, por meio deste grupo um fórum de pesquisas e estudos que tem como objeto de investigação a idéia de o homem ser uma corporeidade constituída pela Gestalt CORPO-MENTE-ESPÍRITO e em todos aqueles estudos que acreditam na indivisibilidade do ser humano. Para tanto terá como foco de diálogo e discussão a relação que cada intérprete tem com seu corpo próprio e como esse interfere nas extensões de sua interpretação e da encenação em si; o corpo podado, sem saúde, sem energia vital em cena; a preparação do corpo funcional em processo e produtos coreográficos na DançaTeatro.
GT 2 : DançaTeatro brasileira: despontando entre territórios e cultura
Carla Cristina Oliveira de Ávila – UFGD - casapavila@yahoo.com.br
O presente tema situa-se entre, a produção de Dança-Teatro em nosso território e como as matrizes culturais referentes a este atuam e ou relacionam-se com o processo de criação, enquanto elemento propulsor de trabalhos artísticos. Por meio das linguagens e rituais tradicionais do contexto popular brasileiro, buscam-se referências estéticas e poéticas da cena, para utilização destas matrizes em futuros desdobramentos de processos de criação em Dança-Teatro. Através destas reflexões e discussões buscaremos identificar quais companhias e artistas da atualidade aliam esses fazeres a seus processos em Dança-Teatro. Além de repensar e revalorizar o poder criativo da cultura popular enquanto arte de resistência e resignificadora de nossa contemporaneidade.
GT 3 : Corpo-voz: performance e vocalidade
Fernando Aleixo – UFU - aleixo@demac.ufu.br
A presença do trabalho vocal em práticas de teatro-dança aponta caminhos que permitem uma compreensão da vocalidade para muito além da forma padronizada e normatizada da fala e da oralidade praticada no mundo contemporâneo. Neste contexto, as práticas de formação técnica e de criação, que envolvem pesquisas sobre a voz integrada ao corpo, dimensionam o trabalho vocal para estudos sobre a musicalidade da cena, sobre movimentos e ambientes sonoros, sobre ações e partituras físicas e vocais, sobre coreografias das palavras, do texto e da fala, que ampliam as possibilidades criativas do intérprete e, consequentemente, da própria materialidade que se compõe na dramaturgia e no jogo da performance cênica. O GT “Corpo-voz: performance e vocalidade” aborda os aspectos da oralidade poética compreendendo aqui amplas possibilidades de empenho técnico e poético da voz na dimensão do teatro-dança. A palavra, o som, o ritmo, o movimento, o canto, a sonorização, o jogo, o estímulo vocal, a coreografia das palavras, enfim, todos os trabalhos que, neste contexto, envolvam reflexão, historicidade, preparação técnica ou criação poética em teatro-dança, terá neste grupo um espaço para o compartilhamento de estudos e reflexões.
GT 4: O espaço como dinamizador do coreógrafo/diretor
Rogério Santos de Oliveira – UFOP - roger.sa@uol.com.br
Pretendemos discutir neste GT a exploração do espaço como dínamo potencializador da experiência da cena. A dança, baseada no corpo do intérprete, muitas vezes leva em consideração mais o corpo do dançarino (a) e sua dinâmica no espaço do que o espaço como potencia geradora da idéia ou da própria dinâmica da cena. Por tanto trabalharemos neste GT pensando a cena da dança como algo inerente ao espaço no qual ela está sendo construída, mesmo que a apresentação se dê em um espaço distinto de sua criação.
GT 5 – DançaTeatro e outros campos de conhecimento
Michelle Gabrielli – UFV - mikagabrielli@gmail.com
Sabe-se que a DançaTeatro configura-se como gênero híbrido, possibilitando não apenas o encontro entre diversas formas mas, novas possibilidades criativas, permitindo assim, novas hibridizações. Neste ínterim, este GT busca refletir sobre a natureza da DançaTeatro em consonância com outros campos do conhecimento, tais quais: literatura, artes visuais, cinema, entre outros.
MINI-CURSOS
Os mini-cursos serão propostos pelos participantes e definidos até 30 de março de 2011, as inscrições serão durante o evento.
Prevê-se a realização de 7 mini-cursos, com 25 a 30 vagas cada um, oferecidos pelos grupos e artistas convidados.
Local: Campus da Universidade Federal de Viçosa
Inscrições: 30/04/2011 a 05/05/2011
Realização: 02/05/2009 a 05/05/2011
Local: UFV
Inscrições no evento: 07/02/2011 a 02/05/2011
Realização: 02/05/2011 a 05/05/2011
Informações: calder@ufv.br
|