Abertas inscrições para workshop Química de Produtos Naturais

08/03/2019

Estão abertas as inscrições para o VII Workshop de Química: Química de Produtos Naturais, que acontecerá, nos dias 18 e 19 de março, no auditório do Departamento de Economia Rural do campus Viçosa. O evento é uma realização da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) – Regional Viçosa, com o apoio do Departamento de Química e do Programa de Pós-Graduação em Agroquímica. Na programação, estão previstas dez palestras ministradas por pesquisadores da UFV e de outras instituições.

Uma das convidadas é a professora da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araraquara e ex-presidente da SBQ, Vanderlan da Silva Bolzani, que discorrerá sobre o tema Produtos Naturais "Pequenos" ou "Grandes", Sempre Notáveis. Além de vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a professora Vanderlan é membro da Academia Brasileira de Ciências e do Conselho Deliberativo da SBQ.

A professora da UFMG Lúcia Pimenta também participará do evento com uma palestra sobre Metaboloma, assunto de grande relevância na Química de Produtos Naturais. Outro palestrante será Leandro Dalvi, da Cenibra, que mostrará como ligninas podem ser caracterizadas empregando a técnica de ressonância magnética nuclear em estado sólido. Na programação está prevista ainda a participação de Markus Kohlhoff, do Instituto Rene Rachou – Fiocruz Minas. Ele abordará a análise de micromoléculas em amostras complexas por Espectrometria de Massas de Alta Resolução (HRMS).

Durante o workshop também haverá palestras sobre temas relacionados à caracterização e quantificação de produtos naturais, aplicação de substâncias naturais no controle de bactérias, fitoterápicos, secagem de plantas medicinais, compostos bioativos e propriedades funcionais.

Mais informações sobre a programação e inscrições podem ser conferidas na página da SBQ Viçosa no Facebook.

Fonte: Antônio Demuner