Campus Florestal

Diretores dos campi UFV-Florestal e UFV-Rio Paranaiba participam de reunião em Brasília

30/11/2017

A reunião foi realizada no plenário da Câmara

Os diretores geral e de Ensino do Campus UFV-Florestal, professores Marco Antônio de Oliveira e Eduardo França, respectivamente, e a diretora geral do Campus UFV-Rio Paranaiba, professora Rejane Nascentes, juntamente com o diretor Administrativo e Financeiro do campus, Luciano Lopes Pereira, participaram, na última terça-feira (28), da reunião de dirigentes de universidades e institutos federais realizada em Brasília. Na ocasião, estavam presentes mais de cem dirigentes dos campi de universidades públicas e de institutos federais localizados nos interiores dos estados brasileiros, os quais participaram de uma reunião técnica com deputados da Subcomissão Especial para Tratar da Situação dos campi Fora das Sedes de Universidades Públicas Federais e de Institutos Federais.

Havia representantes de 18 estados das cinco regiões do País. A reunião foi vista como a primeira ação política integrada e unificada dos dirigentes em toda a história dessas instituições. O encontro objetivou abordar o resultado do levantamento preliminar das dificuldades e problemas dos campi fora de sede visando formular e enviar uma pauta de reinvindicações e demandas para o ministro da Educação Mendonça Filho.

Em linhas gerais, o levantamento do mês de novembro/2017 nos 58 campi fora de sede mostrou que, na maioria deles, a quantidade de trabalhadores terceirizados é insuficiente, sendo que a situação dos laboratórios não atende às demandas de pesquisa e, além disso, a maioria também não possui laboratórios adequados ao ensino, sem contar que a maior parte dos campi também não possui recursos suficientes para custear a manutenção, assim como restaurantes universitários e transporte regular oferecido pela universidade/instituto, além de não contar com moradia estudantil.

Após as reuniões e debates, foi elaborado um documento com um resumo das reinvindicações dos dirigentes dos campi ao MEC em 13 pontos, sendo eles:

1. Definição de critérios para equidade na distribuição das funções gratificadas;

2. Assegurar o compromisso da pactuação do MEC com a universidade;

3. Criação de políticas e programas relacionados com incentivos para a fixação dos servidores na universidade;

4. Manutenção e ampliação das políticas de assistência estudantil;

5. Melhor articulação intersetorial do MEC com o Ministério da Saúde, CONASS e CONASEMS para a certificação e incentivos aos hospitais de ensino nos municípios com universidades federais;

6. Criar mecanismos de apoio à fixação dos egressos da universidade na região;

7. Alocar uma procuradoria ou assessoria jurídica nos campi fora das sedes e com distância superior a 200 km dessas;

8. Criar mecanismos para a consolidação da pós-graduação no interior;

9. Criação de incentivos para a integração das universidades com os institutos federais, objetivando potencializar as ações regionais;

10. Garantir recursos orçamentários específicos para manutenção e consolidação dos campi criados sem sede própria;

11. Garantir a autonomia da universidade para a celebração de compras e aluguéis que estão dentro das suas necessidades;

12. Elaboração de diretrizes para assistência psicológica aos estudantes, professores e técnico-administrativos.

13. Promover a Articulação Interfederativa com os Estados e Municípios para a manutenção e consolidação dos campi.

Conforme reportagem divulgada no portal da Câmara dos Deputados, a expectativa é que ocorra a abertura de um diálogo formal e institucional com o MEC, vislumbrando negociações para a conquista de instrumentos necessários para a consolidação dos campi fora de sede. A notícia publicada no portal da Câmara dos Deputados pode ser acessada clicando aqui.

Abaixo a foto dos diretores dos dois campus no plenário da Câmara dos Deputados: Eduardo França, Rejane Nascentes, Luciano Pereira e Marco Antonio de Oliveira (da esq. para à dir.).

Fernanda Pessoa e Fernando Faria
Fontes: Cláudia Brasil (Repórter da Câmara dos Deputados)

e Professor Marco Antônio de Oliveira (Diretor Geral CAF/UFV)
Foto: Renato Cortez