Notícias

Pibid da UFV-Florestal aborda o tema Inclusão em palestras

23/08/2017

Palestrantes, equipe do Pibid e parte do público presente

“Plantar uma semente em cada um para começar a pensar sobre o que é inclusão e a necessidade de debater mais o tema”, essa foi a justificativa da supervisora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da Escola Estadual Serafim Ribeiro Rezende, professora Patrícia Libério Nogueira, para o evento de palestras organizado na manhã da última quarta-feira (16), no Salão Nobre. Na ocasião, a comunidade universitária e da cidade de Florestal teve a oportunidade de prestigiar as palestras voluntárias do cientista da Computação pela Universidade de Itaúna e vereador dessa cidade mineira pelo terceiro mandato consecutivo Gleison Fernandes de Faria (portador de, como ele mesmo diz, uma “pequena deficiência”, a paralisia cerebral atetóide) e da jornalista e relações públicas especializada em gestão empresarial Selma Sueli Silva, e seu filho Victor Mendonça, estudante de jornalismo e youtuber do canal “Mundo Asperger”, sendo ambos escritores (Victor com dois livros já publicados e Selma com um em andamento) e apresentadores que, como portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA) – Síndrome de Asperger, visam à difusão de informações sobre o tema.

Gleicinho, como o vereador é conhecido, contou com o auxílio do intérprete Sílvio José Vilaça, que o acompanha em suas palestras, nas quais ele demonstra bom humor, mostra necessidade e exemplos alternativos de inclusão social e digital e a importância de desenvolver mecanismos para que pessoas com deficiência consigam desempenhar tarefas do dia a dia com mais independência. Para tal, ele relata experiências que ele mesmo viveu e como conseguiu superar os obstáculos para chegar onde queria, mostrando o que falta para garantir a inclusão, especialmente no ambiente educacional. 

Já Selma Sueli destacou a necessidade de Políticas Públicas voltadas para a melhoria da educação, especialmente infantil. Ela salientou o pouco conhecimento da sociedade e dos educadores sobre o autismo e o excesso de cobrança com as crianças e suas famílias. A comunicadora e seu filho acrescentaram, ainda, que, além da falta de diagnóstico é importante considerar a diversidade das pessoas, sem se pautar por estereótipos, que podem ser portadoras de autismo: diversidade étnica, de gênero, opção sexual e religião.

Dessa forma, Selma Sueli aponta a importância do planejamento, da terapia e da consciência social. E finalizou ressaltando que a Educação formal, em sua essência real e ideal, já é inclusiva. E Victor completou: “A lei abre a porta e a educação deixa entrar”.

E foi com esse pensamento que Victor, aos 14 anos, escreveu seu primeiro livro, a cartilha “Síndrome de Asperger” e, agora, aos 18, o segundo, “Outro olhar – reflexões de um autista”, além de manter a coluna “Mundo Asperger” no Blog “Tudo Bem Ser Diferente”, da jornalista Sônia Caldas Pessoa. Selma está lançando seu livro “Minha vida de trás pra frente” e trabalha sempre em parceria com o filho.

De acordo com a Professora Patrícia, a ideia de promover as palestras em torno do tema da inclusão surgiu em umas das reuniões do Pibid, em que os participantes julgaram que se trata de um assunto que precisa ser mais debatido. O convite aos palestrantes partiu da iniciativa da professora Maria Aparecida Neri, também da Escola Estual, especialista em Educação Especial, e que já os conhecia pessoalmente. A expectativa da professora Patrícia após as palestras é de que o evento possa ser ampliado futuramente, pois há “muito tema para pouco tempo”, avalia.

O coordenador do Pibid na UFV-Florestal, professor Helder Canto Resende, também se pronunciou, agradecendo aos palestrantes pela prontidão em falar com os participantes voluntariamente. Da mesma forma que a professora Patrícia, ele mostrou sua satisfação com o evento e espera ampliar poder ampliá-lo, tornando-o periódico. Ele ressaltou, ainda, sua alegria em promover e poder participar do primeiro ciclo de palestras sobre inclusão.

Confira, nas imagens, alguns registros das palestras.

Fernanda Pessoa
Serviço de Comunicação Institucional

Cientista da Computação pela Universidade de Itaúna e vereador de Itaúna (MG) pelo terceiro mandato

Gleicinho ministra palestra com a colaboração de seu intérprete, Sílvio José Vilaça

As organizadoras do evento presentearam os palestrantes com uma lembrança do evento

Parte da equipe do Pibid com o vereador Gleison Fernandes de Faria

Jornalistas, apresentadores e escritores, Selma Sueli e Victor Mendonça, portadores de TEA

Público presente na palestra ministrada por Selma e seu filho Victor

Selma mostrou livros já publicados pelo filho Victor Mendonça e o contexto de produção de cada um...

Selma Sueli e Victor também receberam presentes por ministrarem palestra voluntariamente no campus

Registro dos palestrantes, parte da equipe do Pibid e participantes do evento.Ansiosos pelo próximo!

Notícias

Destaques


Campus UFV - Viçosa

  • Ministério da Educação
  • Transparência Pública
  • Acesso à Informçãão
  • Agenda da Reitora
  • Campus Oficial