Equipe da UFV obtém primeiro lugar no Prêmio Abed de Pesquisa e Inovação em EAD

18/08/2017

O trabalho reflete a preocupação com a inclusão de alunos na graduação

Uma equipe multidisciplinar - reunindo estudantes e professores da UFV e técnicos da Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (Cead) - recebeu, esta semana, o primeiro lugar do Prêmio ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância) de Pesquisa e Inovação em Educação a Distância 2017. Concorreram professores e pesquisadores de todo o país. A equipe foi premiada com o trabalho Experiência Inovadora na Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância – Cead/UFV: uso das TICs na produção de material didático Libras (Língua Brasileira de Sinais) / Português para estudantes surdos matriculados no curso de Engenharia Civil.

A premiação é concedida anualmente e tem por objetivo “incentivar o desenvolvimento de práticas inovadoras e de pesquisa em educação aberta, flexível e a distância no Brasil, identificando e valorizando práticas bem-sucedidas e de qualidade que possam servir como referência para outros profissionais ou instituições".

O trabalho reflete as preocupações da UFV, por meio da Cead, que, nos últimos anos, vem se dedicando a buscar e a elaborar instrumentos que contribuam para a inclusão de alunos na graduação. Neste caso, trata-se do relato da produção de material didático para surdos, desenvolvido pela equipe com tecnologias de informação e comunicação (TICs), como aulas sinalizadas (vídeos e animações gráficas interpretadas em Libras). O material foi elaborado para atender às necessidades linguísticas e pedagógicas de um estudante surdo da UFV, abrangendo os conteúdos programáticos das disciplinas Geologia da Engenharia, Projeto Geométrico de Estradas, e Transportes, oferecidas pelo Departamento de Engenharia Civil.

A premiação reconhece a atuação de inciativas interdisciplinares desenvolvidas na UFV, que visam à inclusão de todos os seus estudantes e, no caso deste projeto, de surdos no ensino superior a partir de políticas de ações afirmativas e do reconhecimento legal da Libras. Essas ações envolvem professores e estudantes do Departamento de Engenharia Civil e a coordenação do curso, bem como a Pró-Reitoria de Ensino e a Unidade de Políticas Inclusivas. Envolvem ainda a coordenação, programadores, técnicos e estagiários da Cead, um bolsista fluente em Libras - vinculado ao Departamento de Ciências Sociais -, um surdo com experiência em ensino de Libras e intérpretes da UFV e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), Campus Avançado de Ponte Nova.

Reconhecimento
Na avaliação do pró-reitor de Ensino, professor Frederico José Vieira Passos, o prêmio é um reconhecimento da relevância das TICs como uma importante ferramenta no processo educacional, no favorecimento do acesso ao conhecimento e na inclusão, desde que concebidas com critérios e qualidade.

A coordenadora da Cead, Silvane Guimarães Silva Gomes, destaca que “as aulas sinalizadas para conteúdo específico da Engenharia Civil, além de serem uma inovação, são um recurso didático inclusivo e potencial facilitador da aprendizagem”. Ela acrescenta que a inclusão e a acessibilidade no processo de ensino-aprendizagem, sobretudo, no ensino superior, estão relacionadas diretamente a ferramentas, como as TICs, que propiciem a disponibilização de conteúdos didáticos em diferentes formatos. O técnico da Cead José Timóteo Júnior, integrante da equipe multidisciplinar, ressalta que o projeto, além de atender a uma necessidade dos surdos, incentiva o entendimento e o consequente respeito à história e à cultura deles.

Mais informações sobre o prêmio da Abed e o trabalho podem ser conferidas neste link

Congressos de educação
A produção de material didático em Libras para as disciplinas da Engenharia Civil originou outros trabalhos que foram aceitos e/ou apresentados em congressos de educação no Brasil e no exterior. Dentre eles, estão o III Colóquio Franco-Latinoamericano de Pesquisa Sobre Deficiência - Igualdade de Direitos e Acesso a uma Vida Digna: Desafios e Controvérsias na Questão Social da Deficiência, ocorrido em Porto Alegre (RS); a ATEE Spring Conference 2017, Innovations, technologies and research in education, em Riga (Letônia); a 9th annual International Conference on Education and New Learning Technologies (EDULEARN17), em Barcelona (Espanha), e o I SiLeTTrad Internacional - Simpósio sobre Léxico, Lexicografia, Terminologia e Tradução, realizado em Florianópolis (SC).

João Batista Mota – Cead