Aula da saudade destaca luta profissional do professor no Brasil

26/07/2017

A programação dos formandos de julho de 2017 começou com a realização das tradicionais aulas da saudade. Uma delas foi a da turma de Letras, que aconteceu na tarde desta terça-feira (25), no Departamento de Letras (DLA), do campus Viçosa. O homenageado, já pela terceira vez, foi o professor Edson Ferreira Martins, que relatou ser uma alegria receber a homenagem e ministrar essa aula final.

Segundo Edson, ser professor homenageado de uma turma de licenciatura é a confirmação de que seu trabalho está sendo encaminhado para o melhor, já que agora os seus alunos vão continuar o seu legado, também como professores, e terão pela frente a tarefa de educar outros seres humanos e formar cidadãos pensantes. Edson escolheu preparar uma aula que retratasse a sua biografia para mostrar a seus alunos que além do papel social do professor, existe, antes de qualquer cargo burocrático, uma pessoa.

Durante a aula, ele apresentou sua trajetória como aluno de ensino médio e de estudante universitário até a vida atual, de projetos de pesquisa e ensino. Apontou os desafios e momentos de glória no percurso de um educador e se alongou em seu caminho profissional para destacar “como o professor enfrenta tanta luta, para conseguir ter a sua profissão dignificada”.

A graduanda Nínive Andrade contou que escolheram Edson para a última aula da turma por ser um professor que sempre se preocupou em levar uma didática diferenciada, com músicas, filmes e outros produtos culturais que estimulam e engrandecem o aprendizado. De acordo com Lorena Ribeiro Ferreira, o docente acompanha a turma desde o primeiro período e tem “grande influência sobre os alunos”. Ela ainda disse que, mesmo com a última aula, a sensação de estar formada ainda não parece real, mas que se sente preparada para as novas etapas que estão por vir.

A programação de formatura continua na tarde desta quarta-feira (26), com a realização do churrasco no Recanto das Cigarras.

Rodrigo Cupertino - estagiário
Fotos: Daniel Sotto Maior