UFV realiza solenidade de titulação de mestres e doutores

14/10/2016

Dividida em duas cerimônias, a titulação reuniu 236 pós-graduados

A solenidade de titulação da pós-graduação, que já se tornou tradição na UFV, aconteceu nesta sexta-feira (14), em duas cerimônias. Novos mestres e doutores receberam seus certificados no Espaço Acadêmico-cultural Fernando Sabino, do campus Viçosa, acompanhados por amigos e familiares.

No total, a Universidade titulou 236 pós-graduados. Na parte da manhã, os dos centros de Ciências Agrárias (CCA) e de Humanas, Letras e Artes (CCH), e, na parte da tarde, os dos centros de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCE) e Biológicas e da Saúde (CCB).

Para Vinicius de Souza Moreira, mestre em Administração e, atualmente, doutorando no mesmo Programa, o momento é de celebração “pelos dois anos de muito aprendizado e de convivência com amigos”, além de ser uma oportunidade para trazer os seus familiares à Universidade e “mostrar o resultado de muito investimento e sacrifício”.

Tarcila Generoso, mestre em Engenharia Agrícola, veio de longe. Após se graduar na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), optou por realizar o seu mestrado na UFV “pela instituição ser umas das mais bem conceituadas”. Ela definiu a fase como “uma etapa de muito estudo, empenho e dedicação” e, por isso, o recebimento do diploma “é uma vitória muito grande”. Gostou tanto do desafio que continuou na UFV como doutoranda e já dá aulas em uma instituição particular de Viçosa.

A doutora em Biologia Celular e Estrutural Marli do Carmo Cupertino tinha motivação extra para comemorar: participou da cerimônia com o marido, Rodrigo Oliveira de Lima, que já havia defendido sua tese, mas não celebrado, formalmente, a conquista. “Concluir um doutorado nos tempos de hoje é a realização de um sonho. Sou de uma família humilde, na qual fui a primeira a conseguir esse título. É uma grande felicidade”, destacou a viçosense.

Ao obter o título de mestre no mesmo Programa que Marli, a angolana Martinha Mapingala Capoco enalteceu a receptividade que teve no Brasil e em Viçosa. “Sou muito grata à universidade e aos brasileiros, é difícil expressar em palavras”, disse. Após três anos na UFV, seus próximos objetivos são voltar a trabalhar em Angola e, lá, “contribuir para o crescimento do meu país, que passou por tantas dificuldades e guerras”.

A agora mestre Nina Rosa Fernandes Diniz, que obteve seu título no Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (Profiap), é a primeira servidora da UFV a concluir o curso. “Sou particularmente grata à reitora Nilda Soares, que se empenhou pessoalmente em proporcionar esta oportunidade a nós que trabalhamos na instituição”. A servidora está bastante entusiasmada com as expectativas, visto que poderá aplicar o resultado de suas pesquisas, voltadas para a gestão de resíduos eletrônicos, na UFV.

Já a mestre em Agroquímica Deborah Campos Tomaz se sente bastante em casa, uma vez que concluiu graduação e mestrado na UFV, onde também, atualmente, faz doutorado. “É uma sensação de dever cumprido. Foi muito trabalho, muita dedicação e, agora, a recompensa veio”, afirmou a estudante de Ponte Nova – que faz questão de ressaltar o diferencial da UFV em oferecer uma solenidade desse tipo a seus pós-graduados.

Discursos

O mestre em Administração Itair de Oliveira Araújo foi o orador dos pós-graduados do CCA e CCH, já o mestre em Física Aplicada Ricardo Júnior Campos Lopes representou os do CCB e CCE. Em seus discursos ambos agradeceram à UFV “em nome de todas as pessoas que fazem desta instituição uma das melhores deste país” e destacaram que a pós-graduação é  “um momento ímpar” em que se “aprende para valer a importância do trabalho em equipe, da união, do respeito pela opinião alheia”. Propuseram ainda que cada um não se esqueça do compromisso “de continuar a construir um Brasil e um mundo melhor”, já que “o conhecimento é para a evolução, para amenizar as mazelas sociais e para mitigar as desigualdades e promover o bem comum”.

O paraninfo dos titulados, o professor do Departamento de Estatística Paulo Roberto Cecon, se sentiu “honrado e sensibilizado” pelo convite recebido na Universidade em que se graduou e onde se dedica há 36 anos. Ele desejou que os mestres e doutores “sejam felizes, respeitem seus pares e conciliem sua vida profissional, com a pessoal, principalmente a familiar”. Disse também “esperar que o conhecimento, a experiência, a vivência e a vontade de aprender não cessem com a obtenção do título, mas que seja sempre um estímulo para novas jornadas”.

A reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares lembrou que a UFV completa 90 anos pautada no oferecimento de melhorias e de uma formação ética, por isso, é motivo de felicidade entregar novos mestres e doutores à sociedade. Ela parabenizou os pós-graduandos e desejou que eles “levem o aprendizado obtido, transformem o país e sejam embaixadores da UFV, onde quer que estejam”.

Mais fotografias da solenidade podem ser conferidas neste link.

(Divisão de Jornalismo)