Cead comemora 15 anos com palestra e minicursos

18/08/2016

Neste mês, a Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (Cead) da UFV está completando 15 anos de atuação. Para comemorar a data, divulgar o seu trabalho e, ao mesmo tempo, estimular o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na prática docente, a Cead promoverá uma série de atividades.

No dia 31 de agosto, haverá a palestra Tecnologias digitais e práticas inovadoras no ensino superior, com a professora Dênia Falcão, pioneira no Brasil em cursos a distância via internet e doutora em Educação pela USP. A palestra será às 20h, na sede da Cead.

Também no dia 31, serão oferecidos minicursos sobre temas variados, como Comunicação, expressão oral e eloquência na apresentação de trabalhos e Uso da lousa digital como instrumento de ensino. As inscrições para os minicursos vão até 29 de agosto e poderão ser feitas pelos links que estão especificados na programação anexada. As vagas limitadas serão preenchidas por ordem de inscrição e de acordo com o público-alvo.

História
Para a diretora Silvane Guimarães Silva Gomes, os 15 anos da Cead representam um grande avanço no processo educacional da UFV. “Ao longo desse tempo, a Universidade ampliou seu leque de atuação no processo de ensino aprendizagem, especialmente com a utilização de TICs aliadas às metodologias de ensino inovadoras. A Cead teve – e tem - um papel importante nesse processo”, avalia.

Dentre os fatos mais marcantes dessa história, a diretora cita a aprovação do Edital nº 15/2010 pela Capes - Fomento ao uso das TICs nos cursos de graduação, que teve por objetivo a produção de conteúdos educacionais e materiais didáticos para os cursos de graduação dos três campi da UFV (Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba). As atividades envolveram 165 pessoas, entre professores, tutores e estagiários, em 55 disciplinas de cursos variados.

Outra conquista importante foi a inauguração da sede em 2013, um edifício moderno, equipado com tecnologias de ponta, que consolidou, segundo Silvane, o crescimento técnico da equipe multidisciplinar: “Sem dúvida, todos nós, que integramos a Cead (técnicos, professores e estagiários), temos a oportunidade de crescimento pessoal e profissional, na medida em que esse convívio propicia o aprendizado nos aspectos técnicos das produções, na troca de saberes entre os diversos setores, nas interações contínuas, bem como no aperfeiçoamento e na busca de atualização na área tecnológica e pedagógica”.

A diretora ressalta a importância das parcerias da Cead para o desenvolvimento de cursos a distância, com instituições nacionais e estrangeiras, como a FAO, os ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do Meio Ambiente, a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e o governo de Minas Gerais. As parcerias possibilitaram o aumento da oferta da capacitação profissional para diversos segmentos da sociedade (professores dos ensinos médio e superior, profissionais, auditores, produtores rurais, etc.).

Além disso, os recursos provenientes das parcerias permitem a viabilização da própria Cead. Isso porque, de acordo com a diretora, os recursos obtidos com esses convênios “são indispensáveis para a manutenção do órgão, desde a aquisição de novos equipamentos e o custeio da produção de cada projeto até o pagamento das bolsas dos seus estagiários”. Silvane Gomes destaca ainda que nada disso seria possível sem as contribuições dos ex-coordenadores da Cead, principalmente do professor Frederico José Vieira Passos, atual pró-reitor de Ensino da UFV, que foi fundamental na estruturação da equipe multimídia, na construção da sede da Coordenadoria e na formalização das principais parcerias, dentre outras conquistas.

(João Batista Mota)