Tese de estudante de pós-doutorado em Zootecnia é considerada a melhor de 2015

04/08/2016

O pós-doutorando em Zootecnia Lucas Lima Verardo foi agraciado com o prêmio Octávio Domingues, de melhor tese da área defendida e aprovada no Brasil em 2015. A premiação aconteceu durante a 53ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, que começou na segunda-feira (1) e irá até esta quinta-feira (4), em Gramado (RS).

A tese – Gene networks from genome wide association studies for pigs reproductive traits – foi orientada pela professora do Departamento de Zootecnia Simone Eliza Facioni Guimarães e realizada em parceria com a universidade holandesa de Wageningen, por meio de doutorado sanduíche. A pesquisa, que também contou com a colaboração da empresa de melhoramento de suínos Topigs Norsvin, que cedeu os dados de produção dos seus rebanhos, é inovadora. Isso porque mostra o efeito da seleção artificial na evolução genética das características de produção selecionadas pelos programas de melhoramento, indicando que diferentes estratégias de seleção podem ser usadas em distintas raças ou linhagens animais para o desenvolvimento de índices e fenótipos semelhantes.

De acordo com Lucas, “foi uma enorme satisfação receber o prêmio”, que também significou o reconhecimento e uma maior visibilidade da sua tese, parte de uma trajetória acadêmica dedicada à pesquisa, e do trabalho “de excelência” realizado na área de genética e melhoramento animal no Departamento de Zootecnia da UFV.

Atualmente, o estudante está cursando pós-doutorado na mesma área, com a orientação do professor Paulo Sávio Lopes.

No centro da fotografia estão Lucas e Simone; à direita, o ex-presidente da Sociedade Brasileira de Zootecnia, Iran Borges, e, à esquerda, o atual, Júlio Barcellos.

(Divisão de Jornalismo)