Troca de Saberes reúne mais de 700 participantes

18/07/2016

A Troca de Saberes abriu a programação da Semana do Fazendeiro

A interação entre a UFV e os mais diversos públicos está sendo reforçada mais uma vez na Troca de Saberes, que integra a programação da 87ª Semana do Fazendeiro. A oitava edição do evento, que começou na manhã de sábado (16), na tenda central ao lado do Edifício Arthur Bernardes, conta com 780 participantes, dentre agricultores familiares, produtores rurais, integrantes de movimentos sociais e estudantes do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Ciências da Natureza e Agroecologia (Licena). De diferentes faixas etárias eles são de 40 municípios de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo, e até de outros países, como Bélgica, México e Holanda.

Com a temática M’nhamãÁgua: Roda de saberes das transformações, o que não falta são exemplos de pessoas que mudaram seu comportamento desde que começaram a frequentar o evento, como Romualdo José de Macedo. De Araponga (MG), ele participa desde a primeira Troca de Saberes e conta que “melhorou a forma de se alimentar, de se comunicar e de perceber a terra como um sistema produtivo”. As mudanças foram tantas que o então agricultor passou também a ser estudante de graduação e ingressou no curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFV.

Romualdo diz que sempre está motivado a participar da Troca de Saberes pela  “alegria e energia positiva” que são trocadas na tenda central de abertura, além das instalações artístico-pedagógicas oferecidas. Para ele, uns dos aspectos mais interessantes do evento são “colocar os saberes tradicionais em uma discussão mais acessível” e difundir a busca de alternativas de sobrevivência no campo, o que acaba estimulando cada vez mais pessoas a participar da iniciativa e trazer familiares e amigos.

Maria Teresa Ribeiro, de Araxá (MG) e estudante de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), participa pela primeira vez. O convite veio de uma amiga, e Maria Teresa aceitou pelo interesse que tem em agroecologia e de levar informações para o Grupo Universitário de Agricultura com Responsabilidade Ambiental e Social (Guarás), de Uberlândia. Ela conta que se surpreendeu com o número expressivo de participantes e do quanto “a ideia de economia solidária está se espalhando”.

Segundo uma das coordenadoras do evento, a professora do Departamento de Educação Elida Lopes Miranda, a escolha de uma temática em torno da água e da transformação na edição deste ano foi motivada “não só pela crise hídrica, mas também devido ao desastre ambiental em Mariana (MG) e a toda a conjuntura político-social do país”. A temática estará presente em algumas das 61 instalações artístico-pedagógicas e oficinas do evento, que discutirão ainda, dentre outros assuntos, agroecologia, educação do campo, movimentos sociais e políticas públicas para o campo.

Para o pró-reitor de Extensão e Cultura, Clóvis Andrade Neves, presente na abertura da Troca de Saberes, “o protagonismo estudantil fica muito claro no evento”, que é uma oportunidade para demonstrar “a diversidade fundamental na UFV”. Ele desejou ainda que a troca seja não só de saberes, mas também de prazeres: “espero que seja um prazer para os participantes estarem aqui, assim como é para nós recebê-los na UFV”, ressaltou.

A abertura contou ainda com as tradicionais Troca de Sementes e Mesa da Partilha. A programação da 8ª Troca de Saberes terminará nesta segunda-feira (18).

(Sabrina Areias - Fotos: Daniel Sotto-Maior)