Eficiência Energética é tema de tese defendida em cotutela com universidade da Espanha

14/07/2016

A tese foi a segunda da UFV defendida em cotutela com a UVa

Mais uma tese foi defendida na UFV dentro do acordo de cotutela celebrado com a Universidad de Valadolid (UVa), da Espanha. A doutoranda Leandra Altoé, do Programa de Pós-graduação da Engenharia Agrícola, defendeu, nesta quinta-feira (14), a pesquisa Incentivo ao Uso da Energia Renovável e Eficiência Energética como Novo Critério da Lei de ICMS Ecológico.

Na tese, Leandra chama a atenção para o fato de que, apesar dos vários critérios considerados para fins de distribuição de ICMS Ecológico nos diferentes estados brasileiros, apenas um versa sobre energia e é referente à compensação financeira de municípios com áreas inundadas por reservatórios de usinas hidrelétricas. Neste contexto, o objetivo principal de seu trabalho foi propor um critério de incentivo às fontes renováveis de energia e eficiência energética para repasse de recursos pela lei de ICMS Ecológico no Brasil.

O critério intitulado Energia renovável e eficiência energética é composto por dez subcritérios, para os quais foram formulados métodos de cálculo para repasse de ICMS Ecológico e recomendadas fontes de dados estaduais e/ou federais que podem ser usadas para este fim. A pesquisa envolveu municípios de Minas Gerais e Espírito Santo e um estudo comparativo dos programas de certificação de eficiência energética de edifícios no Brasil e na Espanha, onde morou durante nove meses.

Leandra fez uma análise energética do sistema solar fotovoltaico instalado no Edifício Lucia, localizado no campus da Universidad de Valladolid. Ele é considerado o mais eficiente da Europa e o segundo mais eficiente do mundo em energia. A pesquisa, que deu à Leandra o título de doutora emitido pela UFV e pela UVa, foi orientada pelo professor Delly Oliveira Filho, do Departamento de Engenharia Agrícola (DEA). Atuaram como coorientadores os professores da UFV José Márcio Costa (DEA) e Joyce Correna Carlo (Departamento de Arquitetura e Urbanismo) e os professores da UVa Luis Manuel Navas Gracia e Francisco Javier Rey Martínez. Esse último participou da defesa de Leandra e visitou a reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares na segunda-feira (11).

Durante o encontro na reitoria, o professor Martínez contou um pouco sobre a UVa, que tem quase 800 anos de história e que, a exemplo da UFV, também funciona em três campi. Ele agradeceu a receptividade em Viçosa e o convite do professor Delly para integrar a banca de Leandra. Além disso, colocou-se à disposição para maior integração entre as instituições.

Vale lembrar que esta foi a segunda tese da UFV defendida em cotutela com a Universidad de Valadolid e a 12ª resultante de acordos firmados com outras universidades estrangeiras. Para Leandra, "a experiência de realizar o doutorado em nível de cotutela com uma universidade tão conceituada como a de Valladolid foi uma experiência muito enriquecedora". E completou: “possibilitou que eu expandisse meus conhecimentos nas áreas de fontes renováveis de energia e de eficiência energética de edificações, o que certamente contribuirá bastante para a minha vida profissional”.

Na foto de cima, um registro de Leandra com os professores que compuseram a banca de defesa: Carlos Antônio Moreira Leite (UFV); Delly Oliveira Filho (UFV); Luiz Fernando Schettino (Ufes); Francisco Javier Rey Martínez (Uva) e Paulo Marcos de Barros Monteiro (Ufop). Abaixo, registros da visita do professor Martínez à reitora Nilda Soares.

(Adriana Passos)