UFV tem programa aprovado pelo Ministério do Esporte

20/04/2016

A UFV obteve aprovação do Ministério do Esporte para desenvolver o Programa Esporte e Lazer da Cidade (Pelc). Realizado por intermédio da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis), o programa atenderá 400 beneficiados, entre servidores e estudantes da UFV, e quatro núcleos em escolas públicas de Viçosa. O objetivo principal é democratizar o lazer e o esporte recreativo.

Os núcleos do programa contarão com diversas atividades físicas, esportivas, culturais e artísticas, como ginástica, futebol, tênis de mesa, voleibol, teatro, salas de leitura, além de jogos populares e cognitivos, como dama e xadrez. Também serão realizados eventos de formação continuada.

De acordo com o chefe da Divisão de Esportes e Lazer (DLZ), Próspero Paoli, a aprovação foi um esforço coletivo da equipe do setor, “que tem conseguido realizar importantes projetos ao longo desses anos, captando recursos na ordem de R$ 2 milhões, com o Proext (Luve e Capoeira Alternativa), Programa Segundo Tempo Universitário e, agora, o Pelc. Todos são projetos importantes que têm atendido à comunidade”. Ele destacou ainda o esforço da reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares por “encaminhar tais projetos ao Ministério do Esporte e se empenhar pela aprovação deles".

O Pelc é uma iniciativa do Ministério do Esporte que busca proporcionar a prática de atividades físicas, culturais e de lazer que envolvem todas as faixas etárias e deficientes. Estimula a convivência social, a formação de gestores e lideranças comunitárias, favorece a pesquisa e a socialização do conhecimento, contribuindo para que o esporte e lazer sejam tratados como políticas e direitos de todos.

(Divisão de Jornalismo)