UFV obtém concessão de quatro patentes de fungicidas

29/02/2016

Os departamentos de Química (DEQ) e Fitopatologia (DFP) da UFV obtiveram a concessão de quatro patentes nacionais de fungicidas. Elas são resultado de pesquisas realizadas nos departamentos, ao longo de seis anos, sobre o efeito de antifúngicos contra fungos, como o Bipolaris sorokiniana, encontrado na cultura do trigo.

Os trabalhos contaram com a participação dos professores da UFV José Roberto da Silveira Maia (DEQ) e Onkar Dev Dhingra (DFP), do estudante de mestrado Geraldo José da Silva Junior e da estudante de graduação Fernanda Andrade Mendonça. Cada patente corresponde à formulação de um fungicida a partir de um composto diferente.

Para o professor José Roberto da Silveira Maia, que participou do desenvolvimento das pesquisas como orientador de mestrado no DEQ e coorientador no DFP, a concessão das patentes “é motivo de grande satisfação”, por ter tido origem na correlação entre ciência pura e aplicada e possibilitar o desenvolvimento da agricultura. “Com essas patentes estamos dando a nossa contribuição, abrindo portas para o desenvolvimento socioeconômico do país. Desejamos que, no futuro, elas possam trazer melhor qualidade de vida para a sociedade, uma vez que as patentes estão diretamente relacionadas com a produção de alimentos”.

Vale destacar que a Comissão Permanente de Propriedade Intelectual (CPPI) da UFV foi responsável por auxiliar todo o processo de proteção das pesquisasAtualmente, a Universidade conta com 151 pedidos de patentes e 22 concessões no Brasil. Dentre concessões e pedidos aguardando análise do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), 23 são documentos resultantes de pesquisas desenvolvidas no Departamento de Química, relacionadas, por exemplo, a tecnologias como fungicidas, inseticidas, herbicidas, anticancerígenos e processos químicos.

(Divisão de Jornalismo)