Pela segunda vez, professor da UFV é considerado um dos mais influentes do mundo

15/01/2016

O professor Adriano Nunes Nesido Departamento de Biologia Vegetal, foi considerado, pela segunda vez, um dos cientistas mais influentes do mundo. A informação é da publicação The World’s Most Influential Scientific Minds, divulgada, na quinta-feira (14), pela agência de notícias Thomson Reuters. Assim como em 2014, a edição referente a 2015 cita o nome do professor dentro da categoria Plant & Animal Science.

Como critério de seleção, foi feita a análise de trabalhos publicados e citados entre 2003 e 2013, chegando-se a nomes de cerca de três mil pesquisadores de 21 áreas do conhecimento. De acordo com Adriano, a publicação indica os cientistas que “estão na vanguarda de seus campos de pesquisa, realizando e publicando trabalhos que seus pares reconhecem como fundamentais para o avanço da ciência nas suas respectivas áreas”. Para o professor, o reconhecimento é motivo de felicidade. Ele é resultado de uma pesquisa realizada durante o seu doutorado e pós-doutorado no Instituto Max-Planck de Fisiologia Molecular de Plantas, na Alemanha, a qual ainda está vinculado.

Além dele, a publicação traz os nomes de outros três brasileiros: Ado Jorio, do Departamento de Física da Universidade Federal de Minas Gerais; Álvaro Avezum, do Instituto de Cardiologia Dante Pazzanese, e Paulo Artaxo, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo.

Atuação
Adriano Nunes Nesi formou-se em Agronomia na Universidade do Estado de Santa Catarina (1997), cursou mestrado em Fruticultura de Clima Temperado na Universidade Federal de Pelotas (2000) e doutorado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal de Viçosa (2004). Parte do doutorado e o pós-doutorado foram realizados no Instituto Max-Planck de Fisiologia Molecular de Plantas, na Alemanha, onde estabeleceu contatos com pesquisadores do mundo todo e publicou artigos em revistas de alto fator de impacto, como Plant Physiology, The Plant Cell e Nature. É professor na UFV desde 2010.

A lista com os nomes dos cientistas mais influentes do mundo em 2015 está anexada e disponível no site da Thomson Reuters.

(Divisão de Jornalismo)