Curso de Direito recebe selo de qualidade da Ordem dos Advogados do Brasil

13/01/2016

A cerimônia de entrega do selo aconteceu em Brasília (DF)

O curso de Direito da UFV recebeu, na manhã desta quarta-feira (13), um selo de qualidade da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), de reconhecimento pela sua excelência no ensino. Quem representou a Universidade na cerimônia de entrega da quinta edição do OAB Recomenda foi o assessor especial da reitoria, Francisco de Assis Rocha (segundo na foto, da esq. para a dir.), que atua no escritório de representação da UFV em Brasília (DF).

Para o chefe substituto do Departamento de Direito, Paulo César Pinto de Oliveira, a conquista representa o coroamento do esforço diário dos professores e estudantes da UFV e revela a preparação dos formandos para vida jurídica: "é objeto de nossas preocupações a excelência do desenvolvimento conjunto das atividades de ensino, pesquisa e extensão, cujos resultados se refletem na formação acadêmica satisfatória". O reconhecimento, segundo ele, foi recebido com honra e contentamento por todos.

No total, 139 cursos de direito do país – entre os mais de 1.300 existentes – receberam o selo, que é entregue a cada três anos e leva em conta a aprovação dos estudantes no Exame de Ordem Unificado e o desempenho no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

De acordo com o presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, é preciso ter, no mínimo, 20 estudantes participantes de três edições do Exame, com peso 4 na avaliação, e também do Enade, com peso 1. São agraciadas as faculdades com nota acima de sete, em uma escala que vai de zero a 10.

Para Marcus Vinicius, “a qualidade do ensino jurídico é peça fundamental e indispensável para a formação de profissionais capacitados para uma atuação crítica, competente e compromissada com a realização da Justiça e do Estado Democrático de Direito” e o selo serve como estímulo para as instituições buscarem melhorar o ensino cada vez mais.

A cerimônia também contou com a participação do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowski, e do ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

A lista com as 139 faculdades e cursos de direito agraciados com o selo de qualidade OAB Recomenda, além de outros detalhes, estão disponíveis no site da Ordem.

(Divisão de Jornalismo)