Campus Rio Paranaiba

Intervalo com o SUS, brownies e café

30/11/2015

Foi realizado no dia 25 de novembro (Quarta-feira), na Universidade Federal de Viçosa/Campus Rio Paranaíba (UFV/CRP), o evento "Intervalo com o SUS, brownies e café".

O evento foi idealizado por discentes do curso de Nutrição, como atividade prática e avaliativa da disciplina Políticas Públicas de Saúde (NUR 381), ministrada pela professora Karine de Oliveira Gomes. O objetivo do trabalho foi incentivar vários públicos a conhecer e defender o Sistema Único de Saúde (SUS), que representa um patrimônio da sociedade brasileira.

A atividade foi realizada com comerciantes; professores e alunos universitários; professores e funcionários da rede municipal de educação; idosos e profissionais de saúde. Os estudantes vinculados à disciplina aplicaram um questionário para avaliar o conhecimento dos participantes e, em seguida, realizaram uma explicação sobre o papel, a amplitude e principais desafios relacionados ao bom funcionamento do SUS.

O grupo responsável por realizar a atividade com os professores universitários foi além do proposto pelo trabalho e realizou o evento "Intervalo com o SUS, brouwnies e café", visando oferecer a todos os servidores da UFV/CRP a oportunidade de ampliar seus conhecimentos, esclarecer dúvidas e discutir suas inquietações sobre o sistema de saúde brasileiro.

Inicialmente foi feita uma breve apresentação sobre o SUS e exibido um vídeo sobre seus princípios e suas áreas de atuação. Em seguida, realizou-se um debate, acompanhado de saborosos brouwnies e café, sobre as condições da saúde e o funcionamento do sistema na cidade de Rio Paranaíba.

É importante salientar que todos os cidadãos precisam conhecer o SUS e compreender o seu funcionamento, sobretudo, os espaços de participação social oferecidos pelo sistema. Somente com a colaboração da sociedade, por meio da participação nas reuniões dos Conselhos Municipais de Saúde, será possível cobrar melhorias, dar sugestões e cooperar para o aprimoramento do sistema público de saúde, juntamente com os gestores e profissionais de saúde.

Fiquem atentos, pois esta semana será realizada a 15ª Conferência Nacional de Saúde, entre os dias 01 e 04 de dezembro de 2015. Acompanhe todas as notícias pelo site do Conselho Nacional de Saúde <http://conselho.saude.gov.br/>.

E para maiores informações sobre o SUS, acesse o site do Ministério da Saúde <www.portalsaude.saude.gov.br> e da Universidade Aberta do SUS <http://www.unasus.gov.br/>.

Conclamamos a todos os brasileiros e brasileiras a defenderem o SUS!

FOTOS - Clique aqui