Parceria entre UFV e Polícia Militar reforça segurança no campus

25/11/2015

A parceria entre a Diretoria de Segurança Patrimonial e Comunitária e a Polícia Militar (PM), estabelecida efetivamente em março deste ano, com a instalação de um ponto de apoio policial no campus Viçosa, tem produzido bons resultados para a segurança da comunidade universitária. Dois exemplos são as ações realizadas na última semana.

Entre 17 e 19 de novembro, a equipe de vigilantes da Universidade auxiliou a PM na realização de diversas operações que resultaram na fiscalização de veículos e motocicletas, cinco delas foram removidas ou apreendidas por infrações de trânsito e três ficaram retidas porque os condutores estavam sem a Carteira Nacional de Habilitação. Também foram apreendidas buchas e papelotes de maconha e cocaína. Houve, ainda, a prisão de duas pessoas por uso de drogas e a apreensão de um menor. De acordo com o diretor de Segurança Patrimonial e Comunitária, José Otávio Cançado Monteiro, o resultado foi positivo e operações do tipo serão realizadas periodicamente, em dias, horários e locais diferentes.

No domingo anterior, dia 15 de novembro, os vigilantes recuperaram uma televisão furtada da Escola Estadual Effie Rolfs, que tinha sido escondida pelos ladrões em uma mata na Universidade. Depois de perceberem que um portão da Escola estava aberto e uma sala arrombada, eles verificaram, pelo videomonitoramento, que ninguém havia passado pelo campus carregando um embrulho do tamanho da televisão. Com isso, puderam localizar o objeto e acionar a Polícia Militar para dar continuidade aos procedimentos necessários.

O diretor de Segurança Patrimonial e Comunitária explica que os números de furtos e roubos registrados no campus Viçosa da UFV, assim como de outros acontecimentos, crescem na medida em que aumentam na cidade e que a segurança na instituição também depende da comunidade universitária. Por isso, recomenda que todos evitem caminhar sozinhos e frequentar lugares afastados, com pouca iluminação e movimentação de pessoas. Segundo José Otávio, aquele que se sentir inseguro, por exemplo, para caminhar até determinado lugar ou chegar até o seu carro no estacionamento, em horários de menor movimentação e iluminação, pode pedir para um vigilante o acompanhar.

Embora conte com a atuação dos vigilantes e de dispositivos, como câmeras de videomonitoramento e alarmes, a comunidade universitária deve informar à Diretoria de Segurança Patrimonial e Comunitária qualquer suspeita ou ocorrência. Os telefones para isso são: 3899-4000, 3899-2122 e 3899-2123. Todos funcionam 24 horas por dia e o primeiro recebe ligações de qualquer telefone público localizado dentro do campus. José Otávio lembra que "prevenir é sempre o mais importante"

(Divisão de Jornalismo)