UFV titula mestres e doutores no campus Viçosa

16/11/2015

Os estudantes que concluíram seus cursos de mestrado e de doutorado no campus Viçosa da UFV neste ano receberam seus certificados na última sexta-feira (13), em duas cerimônias realizadas no Espaço Acadêmico-cultural Fernando Sabino.

A titulação dos pós-graduandos dos centros de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCE) e Biológicas e da Saúde (CCB) aconteceu durante a manhã e a dos centros de Ciências Agrárias (CCA) e de Humanas, Letras e Artes (CCH), à tarde. No total, a Universidade titulou 258 mestres e doutores.

Pela terceira vez, Ana Cristina Rocha Espeschit vestiu a tradicional beca. Depois de se graduar e se titular mestre em Nutrição pela Universidade, ela recebeu o diploma de doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos e contou que “é uma honra obter um título da UFV e uma emoção recordar todo o trabalho e empenho para se chegar a esse momento de conclusão de um ciclo”. A diferença foi que, nessa cerimônia, Ana Cristina segurou outra beca no colo, trajada pelo seu filho Guilherme, para recordar o desafio de ter defendido a tese grávida.

Para Letícia Bergo Ferreira, os anos de mestrado foram de muito aprendizado, e “participar da cerimônia de titulação representa o encerramento de mais uma etapa bem-sucedida”, já que ela também se graduou em Medicina Veterinária pela UFV, mesmo departamento em que concluiu o mestrado e está realizando o doutorado.

O mestre em Administração José Ricardo Vitória avaliou os anos de estudo como momentos de crescimento acadêmico e pessoal e como mais um passo para seu objetivo maior: cursar doutorado. Seu colega Pedro Eni Lourenço da Silva disse que o período foi muito difícil e receber o certificado representou uma vitória.

Participações e homenagem
Os titulandos do CCE e do CCB foram representados pelo orador e então estudante de mestrado em Educação, Física Felipe Moniz Carvalho, e os do CCA e CCH pela mestre em Extensão Rural Eulália de Lima Gomes. Ambos falaram sobre o fim de mais uma etapa da “misteriosa, árdua e benéfica” vida acadêmica, escolhida por diversos motivos e por meio da qual eles se tornaram educadores. Seja pela definição do dicionário ou pela etimologia da palavra, como os oradores disseram, mestres e doutores são responsáveis por educar, tornar pessoas independentes, críticas e responsáveis socialmente por cada escolha realizada entre as diversas opções que são apresentadas no decorrer da vida, e nunca devem se esquecer disso.

O professor Departamento de Fitopatologia Eduardo Seite Gomide Mizubuti, ex-pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFV, foi o paraninfo dos titulandos e definiu a sessão solene como um momento especial em que os mestres e doutores recordam as dificuldades, incertezas e frustrações durante o período de pós-graduação. Ele lembrou que, após passar por diversos tipos de provações, os titulandos venceram e devem celebrar com seus familiares e amigos essa conquista, assim como a sociedade deve festejar porque os pós-graduados da UFV receberam o treinamento técnico necessário e são “competentes, criativos e talentosos”. Indicando que o número de mestres e doutores no Brasil representa menos que 0,5% da população, Eduardo Mizubuti disse ainda que os titulandos são privilegiados e devem retribuir tornando-se lideranças e agentes transformadores da sociedade. “Tenham coragem (...) Lembrem-se: a verdadeira liderança é testada em momentos de crise”, lembrou.

A reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares parabenizou os estudantes e disse que a Universidade sente-se orgulhosa por entregar novos mestres e doutores para a sociedade brasileira. Ela destacou que a instituição preza pela formação de profissionais transformadores da realidade e, assim como o paraninfo, solicitou que os novos mestres e doutores não se esqueçam disso e promovam modificações e avanços onde estiverem. De acordo com a reitora, os titulandos serão aqueles que irão produzir as políticas públicas do país no futuro. Ela pediu que eles nunca percam a ética. “Que vocês possam fazer do ambiente de trabalho um ambiente humano. Sejam sempre agradecidos e respeitosos, porque, com certeza, cada uma dessas qualidades voltará para vocês”, concluiu.

(Divisão de Jornalismo)