UFV recebe aceite para funcionar como Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar

05/11/2015

A UFV recebeu o aceite de contratação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), na última sexta-feira (30). Isso significa que ela está autorizada a ser um Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (Cecane), dentro do Programa Nacional de Alimentação do Escolar (PNAE).

O aceite está relacionado ao edital de convocação 01/2013, lançado pelo Ministério da Educação, em que Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) de todo o país apresentaram propostas de formação de parcerias para desenvolver ações no âmbito do PNAE. As propostas deveriam seguir as linhas de colaboração em pesquisa, ensino e extensão como Unidades Acadêmicas Especializadas (UAE) ou Centros Colaboradores em Alimentação e Nutrição Escolar (Cecane).

Entre os critérios para a aprovação, as instituições precisavam demonstrar que realizam pesquisas e atividades de formação e extensão e que dispõem de corpo técnico com experiência e de instalações necessárias para o desenvolvimento de projetos afins. A UFV obteve habilitação e apresentou um plano básico, que contemplou os produtos sugeridos pelo FNDE: formação para membros do Conselho da Alimentação Escolar (CAE), formação de nutricionistas envolvidas com a execução do PNAE e monitoramento e assessoria às Entidades Executoras.

A comissão responsável por elaborar a proposta da UFV como Cecane é composta por um professor representante de cada centro de ciências: Silvia Priore (Departamento de Nutrição e Saúde), José Benício Paes Chaves (Departamento de Tecnologia de Alimentos), Maria do Carmo Couto Teixeira (Departamento de Educação) e Ricardo Henrique Silva Santos (Departamento de Fitotecnia).

Nesta segunda-feira (9), a Comissão participará da primeira reunião, após o recebimento do aceite do FNDE.

(Fonte: Silvia Priore)