III Fórum de Pesquisa do CCH debate Inovação em Ciências Humanas e Sociais

01/10/2015

Dentro das atividades do III Fórum de Pesquisa do Centro de Ciências Humanas Letras e Artes (CCH), será realizada, na próxima segunda-feira (5), a mesa-redonda Inovação nas Ciências Sociais, com a participação do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Evaldo Vilela. O evento, aberto às comunidades acadêmica e viçosense, acontecerá às 18h30, no Auditório do Departamento de Engenharia Florestal.

Também estarão nesta mesa-redonda os professores Luiz Oosterbeek, do Instituto Politécnico de Tomar (Portugal), e Álvaro João Magalhães de Queiroz, do Grupo de Pesquisa em Ciências Cognitivas e Semiótica da Universidade Federal de Juiz de Fora. Eles falarão, respectivamente, sobre a Conferência Mundial das Humanidades e o Ano Internacional do Entendimento Global e sobre Algumas aplicações da Inteligência Artificial em Filosofia da Mente, Arte e Literatura.

O III Fórum de Pesquisa é um evento de  atividades contínuas com o objetivo de promover a articulação entre seus pesquisadores envolvendo também estudiosos de outras áreas de conhecimento da UFV, interessados em pesquisa em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.  As atividades do Fórum estão distribuídas em grupos de trabalho temáticos, propostos e organizados por pesquisadores do CCH, responsáveis por elaborar um relato de suas atividades – que será publicado em livro editado pelo CCH – e por reunir subsídios para preparar um projeto de pesquisa a ser submetido para as agências de fomento científico do país.

A primeira atividade do Fórum foi um seminário realizado no dia 10 de setembro com a presença do professor Pedro Puntoni, da Universidade de São Paulo, que falou sobre Temas Emergentes de Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas - Desafios e Possibilidades. As atividades do evento acontecerão até 2017, com a realização de seminários e workshops dentro das linhas de pesquisa desenvolvidas no CCH.

(Fonte: Graça Floresta)