UFV informa sobre as atividades na Divisão de Saúde após encerramento do convênio com o Agros

22/09/2015

O encerramento do convênio entre o Instituto UFV de Seguridade Social (Agros) e a Divisão de Saúde (DSA), na última semana, não interromperá as atividades na DSA. É o que assegurou a reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares, nesta terça-feira (22). Segundo ela, o convênio entre a DSA/UFV e o Agros foi criado em 2005 para melhor atender os beneficiários do Instituto e, com a sua finalização, a DSA não deixará de atender a comunidade universitária, já que a unidade conta com profissionais que pertencem ao quadro da UFV e continuarão prestando os seus serviços.

A reitora disse que respeita a decisão do Conselho Deliberativo do Instituto de encerrar o convênio e que a primeira ação da Universidade, em parceria com o Agros, foi comunicar formalmente sobre o seu término para os funcionários envolvidos que atendiam na DSA. Nesta sexta-feira (25), ela irá também para o campus Florestal com a diretoria do Agros para esclarecer sobre a situação do encerramento do convênio.

A reitora Nilda Soares ainda destacou que tanto o Agros quanto a UFV estão respondendo, dentro do prazo estabelecido, as denúncias recebidas na Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e no Tribunal de Contas da União (TCU), e que motivaram, segundo o Agros, o encerramento do convênio pelo Conselho Deliberativo.

De acordo com a pró-reitora de Assuntos Comunitários da UFV, Viviani Lírio, entre a finalização do convênio e o término dos atendimentos mantidos por ele há um intervalo de tempo e, enquanto os trâmites legais não forem concluídos, os profissionais vinculados ao convênio continuarão prestando os seus serviços. Ela também explicou que a DSA está passando por uma reforma já planejada e iniciada há mais de um ano para expandir a sua área física e otimizar o atendimento. Devido às obras, alguns setores precisam realocar os seus funcionários e suspender os seus serviços. Em função disso, no momento, estão suspensos os funcionamentos da Sala de Vacinas, do Pronto Atendimento e dos pequenos procedimentos. Os atendimentos retornarão assim que a obra terminar, ocasião em que a comunidade universitária será informada.

A pró-reitora também reafirmou que a DSA foi criada para atender os funcionários e estudantes da UFV e que, por isso, quando todas as providências de encerramento do convênio tiverem sido realizadas, os funcionários da Universidade, que forem beneficiários do Agros, continuarão a ser atendidos na DSA, assim como toda a comunidade acadêmica.

Vale lembrar que, durante a greve dos técnicos administrativos, os atendimentos ambulatoriais na DSA estão acontecendo das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, e devem ser previamente agendados pelo telefone 3899-1369. Algumas dúvidas sobre o atendimento na DSA podem ser esclarecidas neste vídeo.

(Divisão de Jornalismo)