Palestra de ministro do STF marca noite de eventos do Departamento de Direito

17/08/2015

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso repetiu o feito de sua última vinda ao campus Viçosa e, mais uma vez, lotou o Espaço Acadêmico-cultural Fernando Sabino com a palestra Neoconstitucionalismo em Perspectiva, que aconteceu na noite de sexta-feira (14). Na plateia, estavam principalmente jovens estudantes de Direito.

Esta foi a segunda vez que Barroso esteve na UFV. A primeira, em 2012, foi como convidado especial da comemoração dos 20 anos do curso de Direito. Três anos depois, foram três os motivos que o trouxeram de volta: a posse da nova gestão do Diretório Acadêmico 8 de Dezembro, o Prêmio Jurídico Literário do Departamento de Direito, com o qual foi agraciado em 2012, mas que ainda não havia recebido pessoalmente, e o lançamento do livro Neoconstitucionalismo em Perspectiva, escrito em conjunto por professores e associados do Departamento de Direito. A obra teve a colaboração do ministro, já que o primeiro capítulo é o texto base da palestra apresentada por ele, em 2012, a grande motivadora do livro editado pelos professores Roberta Freitas Guerra, Fernando Laércio da Silva e Patrícia Aurélia Del Nero e publicado pela Editora UFV.

As duas estadas de Barroso no campus Viçosa se dão em distintos momentos de sua carreira profissional. Na primeira, apesar do currículo extenso, ele ainda era apresentado como professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Agora, o é como ministro do Supremo Tribunal Federal. Isso mudou alguma coisa na hora de proferir palestras em uma universidade? Nada, segundo ele: “eu gosto de dizer que estou ministro, mas eu sou professor. Portanto, estar em um ambiente acadêmico, com jovens e trocando ideias, expondo experiências, é a minha realização maior”. E comentou: “li, certa vez uma frase, que incorporei à minha vida, que ‘a gente ensina sendo’. Eu me esforço, na medida do possível, para ser um bom exemplo e para ajudar a produzir gerações que sejam melhores do que a minha”.

Sobre a sua segunda vinda a Viçosa, ele justificou: “adoro o projeto de campus universitário, bonito, numa cidade do interior, um projeto que deveria ter sido multiplicado pelo Brasil, mas que não foi. Acho que essa é uma experiência feliz de cidade universitária”. Outra justificativa são os amigos: “sou muito bem recebido aqui e, embora seja longe, o coração é grande”. Sobre a sensação de reencontrar as pessoas que o receberam há três anos, ele a retratou com um poema de Vinícius de Moraes que diz “a gente não faz amigos; a gente os reconhece”.

O ministro, que abordou em sua palestra as transformações importantes ocorridas no Direito Constitucional no Brasil e no mundo nos últimos anos, agradeceu o fato de ter sido homenageado com o Prêmio Jurídico Literário do Departamento de Direito, entregue a ele pela professora Patrícia Aurélia Del Nero, e cumprimentou o ex-presidente do DA, Marcus Vinícius Mendonça Lopes, e o recém-empossado, Gustavo Laborne Viotti Mattioli, lembrando que a militância no movimento estudantil impulsionou sua vida profissional.

A reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares deu boas-vindas ao ministro e comentou sobre sua alegria em ver uma plateia repleta de jovens e de participar de um momento importante da missão da Universidade, que é o de capacitá-los para que possam ajudar a transformar o Brasil. “Foi um orgulho receber o ministro Luís Roberto Barroso, que leva para o Tribunal Federal os maiores desafios deste país”.

Vale destacar que antes da palestra o ministro esteve na reitoria, onde deixou uma mensagem no Livro de Ouro da Universidade (foto abaixo).

(Adriana Passos)