Professor da UFV-Florestal recebe Prêmio Fundação Bunge

28/07/2015

Diego de Freitas foi um dos quatro premiados em 167 indicações

O professor e diretor de Ensino da UFV-Florestal, Diego Antonio França de Freitas, está entre os agraciados com o Prêmio Fundação Bunge, no tema Recuperação de Solos Degradados para a Agricultura, na categoria juventude. O resultado foi anunciado no dia 24 de julho, após reunião do júri formado por reitores de universidades e presidentes de entidades científicas e culturais.

Criado para, dentre outros objetivos, incentivar as ciências, letras e artes, o Prêmio Fundação Bunge recebeu, em sua 60ª edição, 167 indicações de 70 entidades acadêmicas e científicas brasileiras. Foram premiados dois profissionais de ciências agrárias e dois de ciências biológicas, ecológicas e da saúde com trabalhos relacionados aos temas Recuperação de solos degradados para a agricultura e Saneamento básico e manejo de água, respectivamente. Nas duas áreas, o prêmio contemplou as categorias Vida e Obra e Juventude (até 35 anos).

O professor Diego, que tem 30 anos, foi indicado pela Universidade de Lavras (Ufla), onde realizou graduação em Agronomia, mestrado e doutorado em Ciência do Solo, esse último na modalidade “sanduíche”, na Purdue University (Estados Unidos). Diego é formado em Técnico em Agropecuária pela Cedaf/UFV-Florestal e em toda sua vida acadêmica direcionou seus trabalhos e pesquisas para os temas Recuperação de Áreas Degradadas e Conservação do Solo e Água.

Ele conta que recebeu a notícia da premiação “com enorme felicidade e surpresa”, uma vez que, nos últimos anos, tem se dedicado mais à docência e à administração. “Este é um grande estimulo para a continuação dos trabalhos de pesquisa e orientação dos estudantes de graduação e pós-graduação”.

A entrega do Prêmio - que consiste em medalha, diploma de reconhecimento público e uma quantia em dinheiro – acontecerá, no dia 30 de setembro, em uma cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

Sobre o prêmio
Trata-se da primeira iniciativa da Fundação para incentivar a inovação e a disseminação de conhecimento. A premiação já homenageou diversas personalidades e pesquisadores relevantes para o progresso da ciência e da cultura do país. Dentre eles, o pintor Di Cavalcante, o médico Carlos Chagas Filho, o arquiteto Oscar Niemeyer, o educador Paulo Freire, o jurista Miguel Reale e os escritores Manuel Bandeira, Érico Veríssimo, Jorge Amado e Rachel de Queiroz.

(Coordenadoria de Comunicação Social)