Campus Florestal

Reitora e vice-reitor apresentam orçamento à comunidade acadêmica da UFV- Florestal

06/07/2015

Reuniram-se com a comunidade acadêmica do campus UFV-Florestal, na última sexta-feira (3), a reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares e o vice-reitor João Carlos Cardoso Galvão para apresentar o orçamento da UFV, especialmente do campus Florestal. Foram três reuniões: às 9h com os diretores do campus, às 10h com os servidores e, às 12h30, com os representantes dos estudantes. Nas ocasiões, foram apresentados o corte de recursos do MEC para as universidades e as ações necessárias para manter o funcionamento da UFV com redução de gastos.

A reitora destacou que a reunião referente aos repasses do orçamento da universidade é normalmente realizada no início do ano, entretanto, em função do atraso da aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA), emitida em 22 de maio, a reunião foi postergada para o segundo semestre. Pela LOA, ficou definida a redução do orçamento do MEC em 19% e, diante desse corte, em reunião com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), o MEC orientou, que as universidades federais trabalhem com a redução de 10% em atividades de custeio (como diárias, capacitação e contratos de terceirização) e de 50% no capital de investimento (como obras e equipamentos).

A professora Nilda também destacou que as obras em andamento no campus Florestal não vão parar mesmo diante dos cortes no orçamento, como o edifício da biblioteca, a cobertura metálica ao lado do ginásio, o Laboratório de Ensino, o Restaurante Universitário (RU) e o Laboratório de Produção Vegetal, bem como as reformas do alojamento e do setor de Laticínios. No entanto, segundo ela, caso haja alguma outra prioridade, a administração do campus pode chegar a um acordo com a comunidade acadêmica e postergar as obras, enviando os recursos para outro fim considerado prioritário.

A reitora também ressaltou que a UFV, especialmente o campus Florestal, sempre priorizou o atendimento aos estudantes em vulnerabilidade social para que permaneçam na universidade. Assim, segundo ela, apesar de não haverem novos investimentos previstos para a assistência estudantil, os atuais gastos neste setor serão mantidos.

Como reduzir gastos

De acordo com a reitora, houve um grande crescimento nos gastos com contratos de mão de obra e outros serviços em função de aposentadorias, além da despesa crescente especialmente com pagamento de energia elétrica. Diante disso, ela pede para que toda a comunidade acadêmica colabore para redução do consumo. Algumas atitudes simples podem fazer grande diferença, como, por exemplo, desligar o computador no horário de almoço e apagar as lâmpadas sempre que possível.

Além disso, já foi definida redução de 20% nos gastos com passagem aérea, diárias e consumo e de 50% em material permanente para a área administrativa. Estão sendo, ainda, renegociados contratos e reduzidos custos com eventos, concursos, material de consumo, além de água e energia, conforme definido pelo Plano de Logística Sustentável.

A reitora ressaltou, ainda, que o vice-reitor, professor João Carlos Cardoso Galvão estará sempre presente e disponível nos campi Florestal e Rio Paranaíba para discutir gestão de recursos e outros assuntos acadêmicos em parceria com o pró-reitor de Ensino, professor Frederico José Vieira Passos.

Por ACS UFV-Florestal