Chefes dos departamentos do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde tomam posse

29/06/2015

Os chefes dos dez departamentos do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCB) tomaram posse na tarde de sexta-feira (26), no Salão Nobre do Edifício Arthur Bernardes. A cerimônia, presidida pela reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares, marcou as posses de dois novos chefes, José Humberto de Queiroz e José Domingos Guimarães, dos departamentos de Bioquímica e Biologia Molecular e de Veterinária, respectivamente, e a recondução de oito professores: Jorge Abdala Dergam dos Santos (Biologia Animal), João Marcos de Araújo (Biologia Geral), Rita Maria de Carvalho Okano (Biologia Vegetal), Paulo Lanes Lobato (Educação Física), Eraldo Rodrigues de Lima (Entomologia), Bruno David Henriques (Medicina e Enfermagem), Míriam Teresinha dos Santos (Microbiologia) e Maria do Carmo Fontes de Oliveira (Nutrição e Saúde).

O chefe do Departamento de Biologia Geral, João Marcos de Araújo, discursou representando todos os empossados. O professor, que completou 23 anos de atividade profissional na UFV, destacou a importância do CCB por representar cerca de 19% de toda a comunidade do campus Viçosa, com 3.430 membros, sendo 2.124 alunos de graduação, 754 estudantes de pós-graduação, 259 professores e 293 técnicos administrativos, sem contar os colaboradores internos e externos.

João Marcos de Araújo, fazendo referência a sua área de atuação, disse também que nos próximos quatro anos de gestão, os chefes empossados devem “expor os anseios de suas unidades básicas como uma célula, que considerando as suas capacidades e competências, é capaz de, no conjunto, fazer o organismo vivo, UFV, cumprir o seu papel de universidade pública voltada para a ciência, a tecnologia e a cultura em prol da sociedade brasileira”.

A diretora do CCB, Maria Goreti de Almeida Oliveira, parabenizou e agradeceu aos chefes de Departamento pelo comprometimento e por estarem à frente das unidades onde estão os programas de pós-graduação, os cursos de graduação e, consequentemente os projetos de ensino, pesquisa e extensão. Ela também afirmou que a administração da UFV poderá contar sempre com “o apoio irrestrito do CCB”.

A reitora Nilda Soares disse que a cerimônia de posse dos chefes de departamento é uma das mais importantes realizadas na UFV, porque “nos departamentos é onde ocorrem os desafios, os problemas e as soluções”. Ela destacou que o fato de oito professores assumirem mais uma vez o cargo de chefia demonstra a disponibilidade dos docentes do CCB, “um Centro que está em plena expansão com novas edificações, como o prédio do CCB II, e que cresce não só fisicamente, como intelectualmente”.

Abaixo, fotografias da cerimônia. Para melhor visualização, clique no centro das imagens.

(Sabrina Areias)