Projeto de Extensão de Rio Paranaíba representa UFV em evento internacional

01/06/2015

A ex-aluna do curso de Sistemas de Informação do campus Rio Paranaíba (CRP) Gilvanna Sato representou a UFV no New York Celebration of Women in Computing (NYCWiC), realizado, em abril, na cidade de Syracuse, no estado de Nova Iorque (Estados Unidos). O evento é considerado um dos mais importantes daquele estado quando o assunto é mulheres na computação.

Gilvanna apresentou aos participantes o único projeto internacional selecionado para o NYCWiC, o Meninas++, criado por ela, em 2012, com o objetivo de atrair estudantes do ensino médio de Rio Paranaíba para a computação. Para isso, ele desenvolve, em uma escola do município, diferentes ações que incluem, por exemplo, minicursos e palestras sobre mercado de trabalho e sobre exemplos de mulheres que se destacam na área.

A ideia do projeto, segundo Gilvanna, surgiu depois que ela assistiu ao fórum Meninas Digitais na edição de 2011 do Women in Information Technology (WIT), promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Para a ex-aluna, que atualmente vive nos Estados Unidos, “participar do NYCWiC foi uma experiência maravilhosa e impactante”.

O projeto idealizado por Gilvanna acabou virando um programa de extensão da UFV-CRP que engloba diversas iniciativas e 13 pessoas, dentre bolsistas, voluntários e professores. Seus resultados têm gerado um reconhecimento que se revela em convites para participação de eventos e em premiações dentro do campus, como a Medalha Arthur Bernardes. Além disso, o Meninas++ foi contemplado em uma chamada de edital da Petrobras, o que permitiu a seus participantes somar o trabalho de pesquisa ao de extensão, gerando resultados bastante interessantes, de acordo com a professora do curso de Sistema de Informação Rachel Reis, ex-coordenadora do projeto. Atualmente, em função de seu afastamento para doutorado, a coordenação está a cargo das também docentes do curso Adriana Martinhago e Liziane Soares.

Segundo a professora Rachel, a expectativa é expandir as ações do projeto para outros municípios da região de Rio Paranaíba. Para isso, a equipe desenvolveu uma abordagem que define um conjunto de diretrizes com o propósito de orientar outras instituições ou pessoas que tenham interesse em trabalhar em iniciativas com a mesma temática.

(Coordenadoria de Comunicação Social)